Este trabalho de pesquisa, feito no âmbito da cadeira de Arquitectura
de Computadores 2 do curso de Engenharia Informática da Universidade de
Coimbra tem como objectivo dar a conhecer a arquitectura interna de uma
da consola de jogos X-box da Microsoft. Iremos dar principal importância
a cpu da consola, tentando explicar o seu funcionamento, mas falaremos
também um pouco sobre todos os outros componentes. |
Arquitectura da X-Box
Como foi dito na introdução vamos "explorar" principalmente o "coração" da X-box, o seu processador. |
A X-Box esta equipada com um processador Intel Pentium III a 733Mhz, até ao momento o processador com maior velocidade de relógio (clock speed) usado em consolas de jogos. Contudo a performance não e medida apenas pela velocidade de relógio, para compreender-mos melhor este processador vamos examinar todos os detalhes do Pentium III.
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Processador Intel a 733 MHz |
Uma declaração oficial da Intel, diz que o processador da X-Box e actualmente o único processador a 733Mhz construído com base na arquitectura P6. O Pentium III foi fabricado usando uma tecnologia de 0,18 mícron, esta permite que 28 milhões de transístores sejam colocados num chip de silicone de 106 mm2. Este chip de silicone é soldado directamente na motherboard da X-Box. Isto reduz o espaço requerido para o processador, assim como impede qualquer tipo de upgrade. Nas especificações do processador da X-Box o tamanho da cache de nível 2 foi reduzido de 256Kb para 126Kb. No que diz respeito ao resto do processador é igual ao Pentium III original. Tem 16Kb de cache L1 de instruções e uma cache L1 de dados de 16Kb, outro ponto de importância é o seu FBS de 133MHz. Um FSB de alta velocidade é critico no desempenho total de todo um sistema, isto porque a velocidade que as trocas de dados ocorrem afecta directamente a velocidade de funcionamento de um sistema. Usando 2x memória DDR SDRAM a 200Mhz, a Microsoft assegurou transferências de dados rápidas. A disposição da memória produz uma largura de banda para o processador central de 1.06 GB/sec, o que deixa pelo menos 5.34GB/sec disponível para o resto do sistema (particularmente para o processamento gráfico). SIMD ou Single
Instruction Multiple Data, uma das grandes inovações, que fornece
70 novas instruções multimédia. Algumas destas novas instruções SIMD
são uma extensão das instruções MMX já existentes. Além disso, como
as instruções MMX, são baseadas em inteiros. Sem estas instruções de SIMD, o Pentium III é funcionalmente idêntico ao seu antecessor, o Pentium II. Além disso, na mesma velocidade de relógio não há nenhuma diferença no desempenho. Entretanto, usando as técnicas e os algoritmos correctos de programação os ganhos do desempenho podem ser maciços. Quando falamos em obter ganhos de desempenho temos de falar obrigatoriamente em pipeline. As Pipelines são usadas para melhorar não somente o desempenho, mas também as frequências de relógio dos processadores. Mas não é uma coisa fácil de fazer uma pipeline tão longa ou tão profunda quanto possível, há muitas preocupações e dificuldades inerentes com pipelines longas. A quantidade de espaço física requerida é um exemplo. Para além disso, porque o comprimento da pipeline é aumentado, a penalidade para imprevistos "branches" aumenta . O Pentium III usa uma pipeline na ordem de 10 estados.
Para ver outras especificações click aqui
* throughput - quantidade de informação a ser processada numa instrução |
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