João Pedro Godinho
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Encontrei um artigo muito interessante na publicação on-line da revista “Ideias & Negócios”, que eu aliás aconselhava o Professor a acrescentar à lista de revistas recomendadas, tal é o número de conselhos e ensinamentos de gestão totalmente enquadrados no mercado português que disponibilizam.
O artigo chama-se “Como gerir recursos humanos” e em seguida fica o resumo do essencial:

Como gerir recursos humanos

Os recursos humanos de uma empresa ainda são o seu principal capital, sem eles não há investimento que sobreviva ou tecnologia que faça milagres, assim é facilmente compreensível que a gestão de recursos humanos ocupa um papel determinante na estratégia de uma empresa.

Um dos papéis determinantes de um gestor de recursos humanos é conseguir, manter a equipa coesa, interessada e produtiva. Para isso é indispensável ser-se bastante criativo e conhecer algumas técnicas de motivação.

Porém a gestão de recursos humanos, não se restringe ao departamento com o mesmo nome. Gestores de recursos humanos devem ser todas as pessoas da organização. Todos aqueles que têm alguém sob sua responsabilidade, e todos aqueles que não tendo alguém sob sua responsabilidade são gestores de si próprios.

Uma das funções clássicas da gestão de recursos humanos é o recrutamento e selecção de novos elementos para a empresa, em que a situação desejável passa por contratar a pessoa certa para o lugar certo.
Para uma selecção eficaz é necessário ter plena consciência dos objectivos futuros a atingir pela empresa e a partir daí definir o perfil dos colaboradores a recrutar. É primordial saber de antemão qual o grau de experiência e flexibilidade que a empresa deseja nos candidatos.

Uma politica que deve ser implementada para melhorar a actuação individual e colectiva, muito importante para o sucesso da empresa é a de manter todos os seus colaboradores informados acerca dos objectivos desta, estratégias a utilizar, resultados e projectos presentes e futuros. No entanto para concretizar esta medida é essencial que haja bons mecanismos de comunicação dentro da empresa, estes podem passar por reuniões regulares, encontros informais ou recorrendo às novas tecnologias tais como um mero e-mail.
Isto condiciona a que as pessoas se sintam motivadas e sintam que fazem parte da organização.

Outra competência a que os gestores de recursos humanos devem recorrer é a avaliações de desempenho dos funcionários, sob o ponto de vista da obtenção de resultados, progressos alcançados e dificuldades sentidas.
A avaliação de desempenho pode igualmente servir para traçar novos objectivos, delinear novos planos de formação ou alertar o colaborador para o perigo de uma contínua baixa performance. Todavia para este processo resultar, deve contar com a total colaboração do funcionário com o cuidado de não criar um clima de “perseguição”, dando-lhe a hipótese de errar, dando a oportunidade à pessoa em causa de exprimir uma opinião sobre os resultados da avaliação e em conjunto debaterem possíveis formas de melhorar o que está mal.

Mediante estes resultados e atendendo às mudanças do mercado é importante estabelecer planos de formação contínua para os colaboradores, tal é a velocidade a que o mundo evolui e dada a necessidade de ultrapassar a concorrência.

Saliente-se a necessidade de garantir que todas as medidas que se tomam tendo em vista o aumento da rentabilidade da empresa cumprem os direitos e deveres tanto do colaborador como da empresa, para isso ajuda que o gestor tenha alguns conhecimentos de legislação laboral.

Para mais detalhes devem ler o artigo completo em: http://www.ideiasenegocios.com/article/view_article.asp?cod_channel=34&id=3540