Encontrei
um artigo muito interessante na publicação on-line da
revista “Ideias & Negócios”, que eu aliás
aconselhava o Professor a acrescentar à lista de revistas recomendadas,
tal é o número de conselhos e ensinamentos de gestão
totalmente enquadrados no mercado português que disponibilizam.
O artigo chama-se “Como gerir recursos humanos” e em seguida
fica o resumo do essencial:
Como
gerir recursos humanos
Os recursos
humanos de uma empresa ainda são o seu principal capital, sem
eles não há investimento que sobreviva ou tecnologia
que faça milagres, assim é facilmente compreensível
que a gestão de recursos humanos ocupa um papel determinante
na estratégia de uma empresa.
Um dos
papéis determinantes de um gestor de recursos humanos é
conseguir, manter a equipa coesa, interessada e produtiva. Para isso
é indispensável ser-se bastante criativo e conhecer
algumas técnicas de motivação.
Porém
a gestão de recursos humanos, não se restringe ao departamento
com o mesmo nome. Gestores de recursos humanos devem ser todas as
pessoas da organização. Todos aqueles que têm
alguém sob sua responsabilidade, e todos aqueles que não
tendo alguém sob sua responsabilidade são gestores de
si próprios.
Uma das
funções clássicas da gestão de recursos
humanos é o recrutamento e selecção de novos
elementos para a empresa, em que a situação desejável
passa por contratar a pessoa certa para o lugar certo.
Para uma selecção eficaz é necessário
ter plena consciência dos objectivos futuros a atingir pela
empresa e a partir daí definir o perfil dos colaboradores a
recrutar. É primordial saber de antemão qual o grau
de experiência e flexibilidade que a empresa deseja nos candidatos.
Uma politica
que deve ser implementada para melhorar a actuação individual
e colectiva, muito importante para o sucesso da empresa é a
de manter todos os seus colaboradores informados acerca dos objectivos
desta, estratégias a utilizar, resultados e projectos presentes
e futuros. No entanto para concretizar esta medida é essencial
que haja bons mecanismos de comunicação dentro da empresa,
estes podem passar por reuniões regulares, encontros informais
ou recorrendo às novas tecnologias tais como um mero e-mail.
Isto condiciona a que as pessoas se sintam motivadas e sintam que
fazem parte da organização.
Outra
competência a que os gestores de recursos humanos devem recorrer
é a avaliações de desempenho dos funcionários,
sob o ponto de vista da obtenção de resultados, progressos
alcançados e dificuldades sentidas.
A avaliação de desempenho pode igualmente servir para
traçar novos objectivos, delinear novos planos de formação
ou alertar o colaborador para o perigo de uma contínua baixa
performance. Todavia para este processo resultar, deve contar com
a total colaboração do funcionário com o cuidado
de não criar um clima de “perseguição”,
dando-lhe a hipótese de errar, dando a oportunidade à
pessoa em causa de exprimir uma opinião sobre os resultados
da avaliação e em conjunto debaterem possíveis
formas de melhorar o que está mal.
Mediante
estes resultados e atendendo às mudanças do mercado
é importante estabelecer planos de formação contínua
para os colaboradores, tal é a velocidade a que o mundo evolui
e dada a necessidade de ultrapassar a concorrência.
Saliente-se
a necessidade de garantir que todas as medidas que se tomam tendo
em vista o aumento da rentabilidade da empresa cumprem os direitos
e deveres tanto do colaborador como da empresa, para isso ajuda que
o gestor tenha alguns conhecimentos de legislação laboral.
Para
mais detalhes devem ler o artigo completo em: http://www.ideiasenegocios.com/article/view_article.asp?cod_channel=34&id=3540