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A empresa em tempo real

Introdução

Cultura participativa

Ajudar os clientes a escolher

Os computadores pessoais, faxes, telemóveis, a Internet e outros meios mais permitem fazer cada vez mais coisas em menos tempo. Estas tecnologias permitem tomar decisões e agir em menos tempo. Isto não significa fazer as coisas em menos tempo mas sim ter uma capacidade de resposta maior. Assim, um gestor em "tempo real" tem a obrigação de responder às mudanças rápidas que acontecem e responder às espectavas dos clientes no mais curto espaço de tempo. O ambiente competitivo já não tolera uma gestão lenta.

Durante a maior parte deste século, a principal tecnologia era controlada por instituições como o governo ou a educação, o que retardava a inovação. Com a democratização dessa tecnologia, esta é aceite e mudada de tal modo que é difícil para essas velhas instituições acompanharem o ritmo.

Visto que o tempo real reduz os horizontes, há menos tempo para planear. A seguir são mostradas algumas pistas de como gerir uma empresa em tempo real.

Existem algumas empresas hoje em dia que levam vantagem relativamente a outras num mundo que se processa em tempo real. Operam assim numa cultura que privilegia qualidades como rapisez e mudança. Estas são as directivas para o sucesso de um negócio em tempo real.

Uma resposta excepcional depende do compromisso de todas as pessoas envolvidas no processo. Um exemplo é encorajando os subordinados a satisfazer as necessidades uns dos outros tal como servem os clientes. Motivando os empregados para desenvolverem e implementares ideias brilhantes, criando uma cultura prticipativa são os meios para atingir o sucesso. É necessário tratar a mudança como uma oportunidade de ganhar vantagem em relação aos concorrentes.

Hoje, mais do que nunca, os clientes podem escolher. A escolha dá poder aos consumidores. Estes sabem que os produtos, serviços e promoções podem ser adaptados às suas preferências individuais, exigindo que as suas exigências sejam satisfeitas as suas necessidades imediatamente.

Mas embora os clientes gostem de ter um variado leque de produtos à sua escolha, estes detestam ter de optar. A escolha torna-se transparente ou fácil para os consumidores quando estes estão familiarizados com as opções de que dispõe ou quando os produtos são fáceis de usar.

As técnicas de marketing de massas não funcionam quando é possível oferecer aos clientes um serviço à medida de cada indivíduo. Tendo em conta isto, é fácil perceber que os indivíduos gostam de ser inquiridos acerca das suas preferências, esperando que sejam respeitadas.

Assim, a parceria com os clientes obriga ao afastamento do monólogo, passando a diálogo como posição privilegiada. Pedindo aos indivíduos que ajudem uma determinada empresa a testar os produtos, é a melhor forma de ajudá-los a escolherem para eles próprios.

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