Hoje, mais do que nunca, os clientes podem escolher. A escolha dá poder aos consumidores. Estes sabem que os produtos, serviços e promoções podem ser adaptados às suas preferências individuais, exigindo que as suas exigências sejam satisfeitas as suas necessidades imediatamente. Mas embora os clientes gostem de ter um variado leque de produtos à sua escolha, estes detestam ter de optar. A escolha torna-se transparente ou fácil para os consumidores quando estes estão familiarizados com as opções de que dispõe ou quando os produtos são fáceis de usar. As técnicas de marketing de massas não funcionam quando é possível oferecer aos clientes um serviço à medida de cada indivíduo. Tendo em conta isto, é fácil perceber que os indivíduos gostam de ser inquiridos acerca das suas preferências, esperando que sejam respeitadas. Assim, a parceria com os clientes obriga ao afastamento do monólogo, passando a diálogo como posição privilegiada. Pedindo aos indivíduos que ajudem uma determinada empresa a testar os produtos, é a melhor forma de ajudá-los a escolherem para eles próprios. |