Web World
 Créditos
 Gestão
 Redes
 Multimédia
 Mototurismo
 Mensagem
 Gestão

Comércio electrónico - A Oportunidade ao virar do milénio

Introdução

A oportunidade a não perder

O “boom” do comércio electrónico

 

Este ensaio pretende dar algumas receitas para a criação de estratégias de mercado na Web. O segredo está em criar uma legião de fiéis do lado dos clientes e parceiros do lado da distribuição.

Em 1997 o comércio electrónico movimentou cerca de 720 milhões de contos. É uma quantia relativamente interessante. Existem cada vez mais companhias que estão a relaciona-se com os seus produtores, fornecedores e clientes por via electrónica. É uma nóva tendência que se divide em três grandes áreas: a infra-estrutura, tecnologia e negócios on-line. Existem também cada vez mais participantes em cada área e muitos deles não existiam até a bem pouco tempo.

No entanto convém não esquecer que, relativamente às pessoas comuns, a ideia que as transacções pela Web ainda não são seguras. Mesmo quando o grosso das compras pela Internet anda à volta dos 150 contos. E é por isso que esta questão da segurança está a ser tratada e neste momento à várias soluções a caminho. Algumas soluções apontadas por especialistas consistem em utilizar cartões inteligentes, ou novos tipos de cartões de crédito, o que provocará ainda mais comércio electrónico.

 

O boom está a acontecer agora. É necessário aproveitar agora pois, entrando nesta corrida mais tarde, eventualmente se ficará for a da mesma. Bem, talvés não seja bem assim mas , considerando que este desenvolvimento neste campo é muito rápido, duas situações podem acontecer: ou se é líder ou seguidor.

A liderança é neste momento a solução mais barata. Uma empresa que pretenda posicionar-se neste território consegue mais facilmente conquistar os utilizadores e a partir daí progredir. Uma posição de seguidor poderá à primeira vista parecer mais segura mas será no final mais cara. E como muitas das regras deste novo jogo ainda estão a ser definidas, estas últimas empresas poderão ficar para trás.

Aqueles que estiverem a apostar neste tipo de comércio tem ainda que ter em conta algumas considerações:

  • É necessário muito investimento para poder a sua própria marca digital. Existem muitas empresas (grandes empresas como a Amazon) que ainda estão a perder dinheiro com este negócio.
  • Os habitantes electrónicos são neste momento 80 milhões em todo o mundo. Mas não param de crescer! E desde que se consiga atrair um cliente pela primeira vez, este tornar-se-á rentável à medida que vá repetindo.
  • Assim, a partir do momento que se tem uma fatia de um mercado alvo, essa parte crescerá proporcionalmente com o crescimento desse mercado.

Deste modo, a questão principal neste negócio é poder reter os clientes repetentes.

rectrect