COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: COMUNICAÇÃO CORPORAL COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL João Carlos Vitória dos Santos Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal jcsantos@student.dei.uc.pt Resumo - Apresentam-se, de forma sintética, os principais cuidados a ter
na comunicação não verbal . Para esse efeito, descrevem-se e comentam-se,
sequencialmente, varias formas de abordagem a este assunto, visto ser em muitos casos, uma
coisa que se pensa ter pouca importância no nosso dia a dia. Com este artigo, procura-se
mostrar aos leitores, alguns truques para que a sua postura em publico ou no
relacionamento com os outros, seja melhorada . Palavras chave Comunicação Não Verbal, Linguagem Corporal, Comunicação Interpessoal. 1. 1.
Introdução Se
quisermos conquistar a autenticidade da linguagem corporal, é preciso que haja uma
intenção bem formulada e adequada da mensagem. Se isso não estiver bem definido, a
gestualidade resultará em movimentos vazios, em É
necessário trabalhar pelo gesto vital! Os movimentos podem propiciar beleza,
elasticidade, consistência e força simbólica à mensagem: gesto e palavra devem estar
ajustados à excelência do processo comunicativo. De
acordo com Corraze (1982), a comunicação não verbal é um meio, de
entre outros, de transmitir informação; o autor refere-se a este tipo de
comunicação como “as comunicações não verbais”. De acordo com Corraze (1982) para o ser humano as comunicações não verbais processam-se através de três suportes. O primeiro, o corpo, nas suas qualidades físicas, fisiológicas e nos seus movimentos. O segundo, no homem, ou seja, objectos associados ao corpo,as roupas; neste suporte ainda podem ser relacionados os produtos da habilidade humana que podem servir à comunicação. Finalmente, o terceiro suporte refere-se a dispersão dos indivíduos no espaço. Este espaço engloba desde o espaço físico que cerca o corpo até o espaço que a ele se relaciona, o espaço territorial. De
acordo com Rector (1990) a
comunicação é a prática quotidiana das relações sociais: conservar aparências e
guardar distâncias; vestir a roupa da moda; adoptar tal ou qual atitude em relação a
esta ou aquela pessoa; falar num certo tom de voz (...) isto quer dizer que as situações
de comunicação são muitas e diversificadas. Argyle
(1978), estudioso e pesquisador dos comportamentos não verbais, ao
abordar o sistema não verbal, não apresenta a categorização de
suportes e sim distingue os seguintes canais: expressão facial; olhar;
gestos e postura; contacto corporal; comportamento espacial; roupas,
aspecto físico e outros aspectos da aparência. Estes canais fazem parte
de uma categorização denominada “os diferentes sinais corporais”. Birdwhistell (1970, citado por Hogan, 1998) verificou
que durante uma conversa social entre duas pessoas, 35% são expressões
através do comportamento verbal e 65% pelo comportamento não verbal.
Davis (1979), jornalista, ao apresentar no seu livro uma visão sintética sobre
a área da comunicação não verbal, relata a temática das pesquisas sob
os seguintes subtítulos: índices de sexo; comportamentos de namoro; o
mundo silencioso da cinética; o corpo é a mensagem; o rosto humano; o
que dizem os olhos; a dança das mãos; mensagens próximas e distantes;
interpretando posturas físicas; o ritmo do corpo; os ritmos do encontro
humano; comunicação pelo olfacto; comunicação pelo tacto, entre outros
tópicos. Assim, os canais de comunicação do nível não verbal podem
ser classificados em dois grupos: o primeiro, que se refere ao corpo e ao
movimento do ser humano e o segundo, relativo ao produto das acções
humanas. O primeiro apresenta diferentes unidades expressivas como a cara,
o olhar, o odor, a linguagem, os gestos, as acções e a postura. O
segundo também apresenta várias unidades de expressão como a moda, os
objectos do quotidiano e da arte, até a própria organização dos
espaços:
físico (pessoal e em grupo) e ambiental (doméstico, urbano e rural).Esta
diversidade na categorização das condutas não verbais é reflexo da difícil
tarefa de conceituar ou classificar um determinado fenómeno. No entanto,
a diversidade de posicionamento permite verificar diferentes aspectos de
uma mesma temática e possibilita um leque maior de enfoques e reflexões. conhecimento e permite identificar o que nos aproxima ou nos
afasta das pessoas. Quando
estamos a comunicar, precisamos sentir nosso corpo muito firme no chão. Imagine um fio
que sai da terra, passa pelas pernas, pela cabeça e alcança o telhado. É um fio
flexível, mas firme, que sustenta muito bem a estrutura corporal e evita que ela
desmonte, conferindo maior domínio físico e permitindo uma dança mais equilibrada dos
gestos. Os pés e pernas devem ficar paralelos sem estarem rígidos. Evite
a postura subserviente: os ombros caídos, o olhar baixo, as costas curvadas e uma
expressão de desamparo não contribuem para uma comunicação efectiva. Em
contrapartida,
um nariz "arrebitado", olhos ameaçadores, queixo erguido e ar de superioridade
costumam criar um distanciamento e uma certa animosidade. Estabeleça
a interacção visual. O ser humano gosta de ser olhado, valorizado e aceite. Olhe para as
pessoas. Os olhos existem também para promover o diálogo silencioso. Quando
se sentir tenso, olhe para a pessoa que lhe parecer receptiva, guarde essa imagem como uma
âncora positiva. Caso haja um olhar hostil por parte de alguém, evite-o durante algum
tempo, até se sentir mais seguro. A rigidez muscular interfere na harmonia dos
gestos. A
segurança e simpatia com que olhamos são alavancas importantes para o envolvimento e a
busca da sintonia com os outros. Olhe com simplicidade para os seus ouvintes. Cuide
das expressões faciais. Elas são o termómetro das emoções do
comunicador. A partir
delas depreendem-se a afectividade, a segurança, a autoridade sobre o
assunto, o
entusiasmo e a crença na mensagem que está a ser transmitida. O jogo fisionómico
expressivo, desperta o interesse dos outros. Se
o assunto permitir, exiba o seu melhor sorriso, aquele que reflecte o seu lado mais
bonito. O sorriso espontâneo e natural é um convite ao público: "a porta está
aberta, seja bem-vindo". Os espectadores tendem a sentir-se mais à vontade diante de
pessoas com sorriso franco, receptivo. Procure seguir os
elementos regularizados da gesticulação eficaz: 4. Comunicação Interpessoal Uma das formas básicas de
se comunicar ou informar não verbalmente outra pessoa, é através do contactos Bater em uma
outra pessoa. Trata-se de um padrão de contacto que evidencia a existência de algum grau de Afagar,
acariciar ou segurar. Tratam-se de modalidades de contactos físicos que se manifestam sobretudo em Saudações e
despedidas. Envolvem sobretudo actos como apertar as mãos, dar abraços e em alguns
casos, o Segurar - Segurar a uma outra
pessoa, especialmente as mãos, é um
padrão muito difícil de ser interpretado, sobretudo porque pressões diferenciadas produzem significados
diferentes. Além disso, segura-se não
só as mãos, mas também braços e outras regiões do corpo. Geralmente o acto de segurar
associa-se com o que poder-se-ia denominar de dialéctica da
aproximação e do afastamento. Um estudo algo
antigo, Jourard demonstrou que a frequência de contactos
físicos por hora de casais em cafés ou restaurantes varia bastante a depender
da cultura e da forma pela qual os contactos físicos são aceites. Em
San Juan (Porto
Rico)
180
Paris
110
Gainsville (Florida)
2
Londres
0 1. 1.
BEDOYERE, Q. (1996). Conquistando
o que você quer. Rio
de Janeiro: Record. 2.
BIRDWHISTELL, R. El
lenguage de la expression corporal.
Barcelona, Gustavo Gill, 1970. 3.
RECTOR, M.;TRINTA, A.
A comunicação não verbal: a gestualidade brasileira.
Petrópolis, Vozes, 1985. 4.
ARGYLE, M. Bodily communication. London,
Metheuen, 1978. 5.
CORRAZE, J.
As comunicações não verbais. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. 6.
DAVIS, F.
A comunicação não verbal. São Paulo, Summus, 1979. 7.
Laboratório de Psicologia
Cognitiva e Social - Departamento de Psicologia - Instituto de Ciências
Humanas e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. 8. Material retirado dos Programas de Comunicação com Foco em Resultados e Técnicas de Apresentação em Vendas. www.institutomvc.com.br |