Humberto Neves

 

HomePage

 

Home ] Up ] Artes Plásticas ] Folclore ] [ Música ] Radiomodelismo ]

 

 

 

 

Hit Counter

 

 

A Canção Portuguesa

(....)

Nada temos contra a proliferação de cantores e cantigas; seria bom que todos fôssemos cantores, e que ninguém desafinasse. Mas o privilégio do cantor e da cantiga num tempo e numa sociedade altamente mercantil, que conhece bem a poluição sonora, que não preza muito a escrita, e que talvez não tenha grandes motivos para cantar, não pode deixar de nos parecer suspeito.
Vai-se a ver, o universo das cantigas é também um Universo de cantigas (no sentido em que se diz: o resto é cantiga). Universo de plágio, de banalidade e de ruído.
De ruído: o ruído não é um sinal que perturbe a transmissão ou a recepção das mensagens de muitas cantigas; o ruído é a mensagem de muitas cantigas (....) que são compostas e int erpretadas por quem, para não fazer outra coisa, vai comendo palavras, urlando e martelando instrumentos, o que noutras circunstâncias, poderia justificar um convite para pregador ou pregoeiro, ou para trabalhar na construção ci vil.
De banalidade: já em 1955 notava S. I. Hayakawa que as letras das cantigas (nos USA) tendiam «para a racionalização do desejo (...) e para chavões sentimentais e piegas.»
(...)
O privilégio do cantor e da cantiga nos nossos dias tem pouco de cultural; é quase só comercial, o que não se vê bem apenas em cantigas que publicitam marcas e produtos, porque se vê igualmente bem em cantiga s que idealizam (comercializam) o tema amoroso, e exploram os sentimentos dos pobres e dos fracos.
(...)
Por mim, não trocaria o Cancioneiro Popular Português(1981) de Michel Giacometti, ou os Instrumentos Musicais Populares Portugueses de Ernesto Veiga de Oliveira, ignorados pelos meios de comunicação de massa, por 100 discos da chamada música rock portuguesa, que enche páginas e páginas de jornais e revistas.
(...)
Arnaldo Saraiva

 


A Música em Portugal

"- Eh pá, já tens o CD daquela música que está no TOP ,o 2º lugar? e a do 1º ?"

"- Ainda não, mas vou comprá-lo brevemente. A música é espectacular, vale a pena."

Quantas vezes já ouvi este diálogo, ou algo parecido, por essas ruas e por vezes de uma forma tão rotineira que me faz pensar um pouco.

Assim, em primeiro tento saber como está a classificação no TOP para, em seguida tentar ouvir as respectivas músicas, mas acabo sempre por decidir que mais vale ouvir e estudar a música portuguesa.

Ok. parece que também há um TOP de música portuguesa, porreiro, a melhor música será a que está em primeiro lugar: "Clemente - Amor Português". Só o nome assusta, mas quando começo a ouvir a música, surge-me sempre esta questão - onde estão as raízes da música tradicional portuguesa, o que é que esta música pretende transmitir, isto é que é música portuguesa !!?.

Pois é, é neste campo, de entre outros, que cada vez mais sinto a nossa cultura a perder-se, mas o que é fascinante é que esta "música" por vezes até é confundida com a música popular portuguesa. Bem, se levássemos a definição à letra (música popular - música do povo) até era verdade, mas de facto não é bem assim, e isto já foi e continua a ser motivo para sérios debates.

Eu sinto que há uma apreciação demasiadamente exterior da música, nos ouvidos que por aí andam. Deito muitas culpas à comunicação social, televisão, rádio (que tem o dever de passar na sua programação musical 50% de música portuguesa), mas também deito culpa a muitos conselheiros, que com a sua opinião por vezes não muito fiel, convencem e educam os outros.

Viva a liberdade de expressão, mas atenção não abandalhem o que de bom por aí ainda existe.

Perdão, isto são opiniões. Um bom dia.


Links

Alguns endereços sobre música portuguesa:

- Sérgio Godinho, Fausto, Banda do Casaco, etc[letras de músicas portuguesas organizado por jj]

- Letras de Música Portuguesa [repositório de música portuguesa-Univ. Aveiro]

- Uma grande homenagem a um dos marcos da música portuguesa (José Afonso) [sua música, seus trabalhos, sua obra, ...]

- Discografia de Sérgio Godinho[sua obra musical, apenas algumas letras, organizado por Alçada]