Como se pode imaginar, o reconhecimento de voz apresenta ganhos significativos no processo de transcrever documentos para processadores de texto. Tirando vantagem do facto de que o ser humano ser capaz de ditar sete vezes mais rápido do que escrever, conseguem-se, nalguns casos, ganhos de produtividade de 60%. Contudo, as vantagens da tecnologia de reconhecimento de voz não estão limitadas aos ambientes de escritório, como se poderia pensar. Quando se está em viagem, por exemplo, pode-se utilizar um gravador digital para ditar memorandos, mensagens de correio electrónico, ou notas de reunião que podem ser depois transcritas para vários programas. E uma vez que os gravadores estão a ficar cada vez mais pequenos, quase nem damos conta quando transportamos um no bolso.
As possíveis aplicações não ficam por aqui. Um
exemplo é a indústria da saúde, que se depara actualmente
com factores críticos de sucesso como a redução das despesas
e aumento da eficiência. O reconhecimento de voz pode aqui ajudar as
equipas médicas eliminando a necessidade de transcrever manualmente
os relatórios médicos, bastando para isso o uso de um pequeno
aparelho portátil, parecido com um gravador, enquanto se procede ao
diagnóstico dos pacientes.
Do mesmo modo, numa seguradora, os ganhos podem ser imensos. Imaginemos que
um inspector de seguros está a avaliar um sinistro no terreno. Ao usar
o reconhecimento de voz, é possível que, ao mesmo tempo que
este está a descrever o caso, os dados do processo comecem a chegar
à seguradora, permitindo que o cliente veja o seu caso resolvido muito
mais rapidamente.
Um exemplo típico de aplicação do reconhecimento de voz são as centrais telefónicas automáticas, nas quais o utilizador pode dizer naturalmente que deseja falar com uma determinada pessoa e o sistema repassa a chamada para o posto correspondente. Em caso de dúvida, por exemplo no caso em que se pede para falar com uma determinada pessoa e existem mais pessoas com o mesmo nome na empresa/organização, o sistema interage com o cliente dando alternativas para que seja feita a escolha.
Ainda assim, o reconhecimento de voz está a começar a aparecer onde menos se esperava. É exemplo disso a área dos jogos, onde se prevê que num futuro próximo comecem a surgir jogos totalmente comandados por voz. De início, supõe-se que as técnicas de reconhecimento comecem a ser aplicadas em jogos com pouca interacção e onde, sobretudo, haja poucos sons ambientes, uma vez que estes iriam dificultar em muito o processo de reconhecimento de voz. Os jogos de estratégia são os mais fortes candidatos a serem alvo da aplicação destas técnicas.