Back

APARELHOS

Blocos de Notas Braille

BRAILLE LITE
Pertence à
Blazie e trata-se de um pequeno computador com écran Braille e um teclado "Perkins". Contém um sintetizador vocal. Pode ser ligado a um computador, impressora, drive de disketes e modem.


CLIO NOTEBRAILLE
Baseia-se na interface CLIO interACTIVE de 20 ou 40 caracteres. Quando ligado a um computador permite comandar uma impressora de braille ou negro. Inclui funções para tratamento de texto, tabelas de dados, um relógio, uma calculadora, uma agenda, etc.


DAVID
Afirma-se como o primeiro PC portável para Invisuais. Mais uma ideia da BAUM que assenta num Intel Pentium de 100MHz. Contém depois todas as alterações necessárias que o fazem ganhar lugar nesta página.


Top Back

Editores Vocais

JAWS
Jaws para Windows 3.1 e 95... Abre uma janela para o mundo!


OUTSPOKEN
Software da Alva


SCREEN READER/2
Software que fornece informações sobre a posição do cursor do rato, o nome da janela activa, etc...


SCREEN POWER
Software sofisticado e integrado que permite a utilização de Braille sobre um écran gráfico.


SONOLECT
Editor Vocal que funciona, por exmplo, com o sintetizador de voz Synthe 3


VIRGO
Significa Virtual Graphic Overlay. Através de um painel táctil, fornece acesso ao ambiente Windows para Deficientes Visuais.


VOXPARLE
Software de leitura vocal que fornece acesso à informação contida no écran.


Top Back

Sistemas de Reconhecimento de Caracteres

OPEN BOOK
Producto da Arkenstone de reconhecimento de caracteres, que em parceria com um sintetizador vocal transforma um computador numa maquina de leitura. Esse software tranforma uma imagem, vinda do scanner, em texto que depois pode ser lida quer pelo Infovox, o Apollo, o Keynote Gold, etc... Trabalha com os terminais ALVA. Segundo a empresa trata-se de um producto que aposta forte na total autonomia do deficiente visual... Segundo eles, o utilizador pode mesmo encarregar-se de fazer a digitalização da imagem.


POLYGONE
Através de um manuseamento extremamente fácil, é como esta peça de hardware pretende conquistar o seu mercado. Destinado a todos os que precisam de uma maquina falante, mas não desejam recorrer a um computador. Permite ler todos os papeis do dia-a-dia, desde jornais a receitas médicas. Utiliza o software Open Book.


READING EDGE
Mais uma pequena maravilha de Hardware. Aposta forte na utilização de memória para permitir "o aprender" de qualquer tipo de letra desconhecido. Utiliza uma interface de 18 teclas para controlar todo o aparelho.


Top Back

Sintetizadores Vocais

APOLLO
Um placa da Dolphin nas vertentes interna ou externa que se encarrega de fazer síntese vocal em várias línguas. É distribuída em conjunto com o editor vocal HAL.


INFOVOZ
Placa externa da Telia Promotor que se liga a um computador através da interface RS-232 (série). Inclui funções de regulação de volume e um altifalante incorporado. Transfere qualquer tipo de ficheiro de texto em voz de alta qualidade. Suporta 11 linguas.


KEYNOTE GOLD
Pequeno sintetizador vocal autónomo e portátil. Excelente qualidade de voz e um preço acessível são os maiores trunfos desta solução. Suporta 6 línguas.


PROVERBE
Solução apresentada pela Elan que tem como grande vantagem a utilização da placa de som existente no computador. Ou seja, não é necessário mais nenhum hardware específico. 5 línguas suportadas.


PSOLA
Mais um producto da Elan disponível para PC/XT e PC/AT. O algoritmo utilizado pela empresa, permite obter vozes naturais


SYNTHE 3
Pequena máquina falante e com uma voz agradável. Compreensibilidde de 100% atraves da produção de frases tal e qual como elas se pronunciam e nao como se escrevem.


TELEVOZ
Tambem da Elan, solução que se trata de uma placa a instalar na mother board. Necessita tambem de umas colunas para funcionar. Interage com a maioria das aplicações existentes (mesmo para DOS).
Top Back

Terminais Braille

ALVA
A ALVA é uma empresa que disponibiliza 3 modelos que variam no numero de caracteres da linha Braille. Temos o ABT-20 (ALVA 20) para 20 caracteres, o ABT-40 (ALVA 40) de 40 caracteres e por fim o ABT-80 (ALVA 80) que é de 80 caracteres.


INKA
Aparelho da conceituada marca BAUM. O seu nome significa Integrated Keyboard Access e vem tentar colmatar um dos maiores desejos dos invisuais no que respeita à informática: uma linha Braille ergonómica, integrada num teclado standard.


POWER BRAILLE
Gama de aparelhos disponíveis em versão de 40, 65 e 80 caracteres. Convertem a informação quer para Braille de 6 ou 8 pontos. Liga-se a qualquer computador portátil ou de secretária. Vêm equipados com o software Screen Power Braille que permite ter duas janelas braille abertas para por exemplo ler dois textos ao mesmo tempo. Os modelos de 65 e 80 permitem também fazer a ligação uns auscultadores ou coluna.


VARIO
Vindo da empresa BAUM, é um terminal Braille de 20 ou 40 caracteres. O mais pequeno modelo existente. O seu design permite que a linha Braille seja colocada encostada a qualquer teclado.


VISIOBRAILLE
Vindo da Handialog, pretende ser a chave da integração dos deficientes visuais no mundo Informático. Pretende fazer a ligação entre o compuatdor e o terminal Braille. Fornecem aparelhos desde calculadoras científicas a sistemas vocais para quem não quer utilizar Braille.