Uso da arquitectura nas consolas da proxima geração
Como foi referido, por norma os fabricantes de consolas dão um tempo de vida às consolas de cerca de 5 anos. Esse tempo de vida não significa que as consolas vão apenas durar esse tempo, mas significa que a tecnologia usada nelas será considerada obsoleta num prazo de 5 anos. Por isso é normal serem usados componentes e arquitecturas um pouco exóticas nas consolas, desde que garantam que durante cinco anos as concolas poderão suportar jogos que atraiam os jogadores. Daí quando analisada a consola, na altura em que é comercializada, ela pareça ter caracteristicas dignas de um filme de Hollywood.
Como é de esperar, o processador usado nessas consolas é parte da atracção. Pela primeira vez todas as 3 companhias vão usar processadores baseados na mesma arquitectura, o que vai permitir medir directamente a performance entre as consolas. Quem melhor souber jogar os seus trunfos no sprint final e lançar a consola com as melhores caracteristicas tem grandes possíbildades de sair vencedora.
A arquitectura a ser usada nessas consolas é baseada na arquitectura PowerPC 970, fabricados pela IBM.
Nas consolas da Nintendo e da Microsoft, prevê-se que as caracteristicas dos processadores sejam mais conservadoras, sendo previsto o uso de um simples processador. A dúvida permanece se os processadores utilizados são um ou dois single-core, ou um dual-core ou até mesmo um quad-core. Prevê-se então o uso do modelo 970 da IBM ou uma modificação deste, optimizado para as consolas.
Microsoft e a X-Box 2 ou X-Box Next
Para a empresa de Redmond, prevê-se que um processador dual-core ou tri-core funcione a uma velocidade de relógio de 3Ghz por core, atingindo assim desempenhos na ordem dos 72GFLOPS.
Uma mudança drástica para a Microsoft. Talvez querendo fazer esquecer as vendas abaixo da média, decidiu mudar de estratégia e mudar de um processador de arquitectura CISC para uma arquitectura RISC.
Nintendo e a Revolution Project
No caso dos nipónicos da Nintendo, a consola com o nome de código Revolution Project terá um processador (actualmente com o nome de código Broadway) single-core de 2.7Ghz ou um dual single-core a 1.8Ghz.
A Nintendo foi, de facto, a empresa mais conservadora. Já a sua consola actual , a GameCube, usa um processador derivado do PowerPC, a 485Mhz.
Sony e a Playstation 3
Por outro lado a Sony e a sua Playstation 3 prometem compensar a falta de creatividade das suas concorrentes. O processador utilizado na Playstation 3, chamado de “The Cell” é no mínimo inovador, explorando conceitos nunca antes explorados em consolas de jogos.
Segue então um capitulo inteiramente dedicado ao processador da Playstation
3, sendo também esta a consola na qual há mais informação disponível.