Mais sobre Java ...

Java é duas coisas: uma linguagem de programação e uma plataforma.

The Java Programming Language

Java é uma linguagem de alto-nível que é tudo o seguinte:
Simples, Arquitectura-neutra, Orientada o Objectos, Portável, Distribuída, Alto desempenho, Interpretada, Multithreaded, Robusta, Dinâmica, Segura.

Cada uma das dos conce itos precedentes é explicado no "
The Java Language Environment white paper" de James Gosling e Henry McGilton.

Java também é incomum no facto de que, cada programa em Java é simultaneamente compilado e interpretado. Com um compilador, tu traduzes um programa em Java numa linguagem intermédea chamada
Java bytecodes -- o código independente da plataforma interpretado pelo interpretador de Java. Com um interpretador, cada instrução Java bytecode é interpretada e executada no computador. A Compilação ocorre apenas uma vez; a interpretação ocorre cada vez que o programa é executado. A figura seguinte ilustra como é que isto funciona.

Java bytecodes

Podes pensar nos Java bytecodes como as instruções de máquina para a Máquina Virtual Java (MV Java ). Cada interpretador de Java, seja uma ferramenta de desenvolvimento Java ou um browser para a Web que pode correr Java Applets, é uma implementação da MV Java. A MV Java também pode ser implementada por hardware.

Os Java bytecodes tornam a frase& nbsp; "escreve uma vez, corre em qualquer sitío" possível. Tu podes compilar  teu programa Java em bytecodes em qualquer plataforma que possua um Compliador Java. Os bytecodes podem então ser executados em qualquer implementação da MV Java. Por execmplo, o mesmo programa Java poder ser executado no Windows NT, Solaris e no Macintosh.

A plataforma Java

Uma plataforma é o ambiente hardware ou software no qual uma programa "corre". A plat aforma Java difere de outras plataformas no facto de ser uma plataforma software-only que "corre" por cima de  plataformas hardware-only. A maioria das outras pataformas  esão descritas como uma combinação de hardware e sistema operati vo.

A plataforma Java tem duas componentes:

A Máquina Virtual Java (MV Java)
A Java
Application Programming Interface (Java API)

Já foste introdzido à MV Java. É a base para a plataforma Java que e é portada para várias plataformas hardware-only.

A Java API é uma enorme colecção de componentes de software já prontas que permitem muitas capacidades úteis, como componentes Graphical Us er Interface (GUI) semelhantes à do Windows 95. A Java API é agrupada em livrarias (pacotes) de componentes relatvos.

A figura seguinte demonstra um programa Java, como uma aplicação ou um Java Applet que corre sobre a plataforma Java. Como a figu ra abaixo mostra, a Java API e a Máquina Virtual "isolam" o programa Java das dependências de hardware.

Como um ambiente independente da plataforma, Java pode ser um pouco mais lento que código nativo. Contudo, compiladores expertos, interpretadores bem afinados, e compiladores de bytecodes just-in-time podem trazer A performance Java perto da do código nativo sem ameaçar a portabilidade.

Podes lêr mais sobre a Plataforma Java no
"The Java Plaform Environment white paper" de Doug Kramer no Web Site de Java:

http://java.sun.com/docs/white/platform/CreditsPage.doc.html

Este Web Site designed com:

Comentários e
Sugestões: