Quando é que deves utilizar a Linguagem Assembly ?

Eu pessoalmente acho, que excepto como um exercício de aprendizagem é uma perca de tempo escrever qualquer coisa em Assembly que pode ser escrita aceitavemente rápida numa linguagem de alto-n ível.

A linguagem Assembly serve para o seguinte:

  • Controlo de baixo nível : Quando precisas de mudar as flags, ou os registos de controle do processador, como quando entras em modo protegido.

  • Velocidade : Programas escritos em linguagem máquina executam rapidamente! Pode chegar a executar 10-100 vezes mais a velocidade do BASIC e cerca de duas vezes mais rápido qu e um programa escrito em C ou Pascal.

  • Código crítico em Secções : Secções críticas de programas escritos em linguagem de alto-nível podem ser escritas em Assembly para acelarar essa secções.

  • Pequeno tamanho do programa : Quando escreves um TSR. por exemplo, isto é muito útil. Escrever rotinas de resposta a  interrupções é onde o Assembly "brilha".< /font>

A linguagem Assembly é muito flexível e poderosa, qualquer coisa que o hardware ou o computador é capaz de fazer poder ser feito em Assembly.

LINGUAGEM ASSEMBLY OU LINGUAGEM MÁQUINA


Para simplificar as coisas, pode-se dizer que a lingua gem assembly é um texto legível para o Homem, e a linguagem de máquina é código binário legível para a máquina.
Quando programas em linguagem Assembly, estás a programar ao nível da linguagem da máquina. Programar directamente em linguagem máquina é fa stidioso, lento e cansativo, por isso utliza-se a linguagem assembly em vez e utiliza-se um Assembler (Assemblador) para produzir o código máquina próprio.

Este Web Site designed com:

Comentários e
Sugestões: