O que é ?

 

Oançado em 1996 pela intel, o interface agp foi desenhado especificamente para facilitar o uso de streaming vídeo e de gráficos de alta performance.

    Por ser baseado no bus pci muita vezes o agp é referido como um bus, o que não é verdade. O agp é uma ligação ponto-a-ponto entre o cpu , o sistema de memória central e a placa gráfica, não existindo paragens pelo meio, tal como se pode ver pela figura ao lado.

    Em relação ao interface pci o agp permite uma performance superior e o acesso directo à memória.

    Para alcançar estes desempenhos mais elevados o agp(1x) funciona com um bus de 66 Mhz, ou 66 milhões de ciclos por segundo. Em cada segundo o agp consegue transferir 4 bytes, 66 milhões de vezes. Quando se fala em agp 2x 4x e 8x estes valores são em relação ao bus de 66Mhz. Por outro lado não existem mais nenhuns dispositivos a utilizar este bus o que permite que seja exclusivamente dedicado à placa gráfica, conseguindo esta operar sempre no máximo da sua capacidade.

    Mas o que torna realmente atraente o uso do agp é o facto das placas de vídeo baseadas neste sistema poderem tirar partido da memória do próprio pc para guardar as texturas e outros tipos de dados geralmente guardados na memória da própria placa gráfica.

 

    Ao contrário do pci, o agp só precisa de guardar os mapas de texturas apenas uma vez, graças ao sistema denominado GART. Inicialmente as texturas são carregadas do disco para a memória do computador de onde vão directamente para a memória da placa gráfica.

 

    Este funcionamento encontra-se esquematizado na figura ao lado.

 

 

 

 

    Nos sistemas pci os mapas de texturas eram guardados de modo muito ineficiente. Inicialmente o mapa de texturas teria de ser carregado do disco para a memória do computador onde ficaria até ser necessário. Nesse momento seria enviado ao cpu para processamento e posteriormente enviado através do bus pci para a placa gráfica onde seria mais uma vez armazenado num framebuffer. Resumindo o que estava a acontecer era que o mapa de texturas era guardado e processado duas vezes: uma pelo sistema e outra pela placa gráfica.

 

    Ao lado pode encontrar-se uma esquematização do funcionamento ineficiente do pci.

 

 

 

 

 

 

    No momento presente o agp encontra-se na sua especificação 3.0 , que se traduz no mercado

de consumo no agp 8x . A evolução da velocidade do agp encontra-se sistematizada na tabela em baixo.

 

Modo


Frequência

 

Taxa de

Transferência

1x

66 MHz

266 MBps

2x

133 MHz

533 MBps

4x

266 MHz

1,066 Gbps

8x

533 Mhz

2,133 Gbps