Vantagens e Desvantagens do QuickTime VR

 

Vantagens do QuickTime VR

 

O QuickTime VR permite criar aplicações multimédia e hiper-média, multi-plataforma, de qualidade e com um alto grau de interactividade. Em determinados contextos, esta tecnologia traz grandes benefícios.

 

Estudemos, por exemplo o caso de uma obra multimédia sobre um museu. A obra pode ser feita recorrendo ao uso de técnicas “tradicionais” onde utilizador pode ver imagens e vídeos do museu. Recorrendo ao QuickTime VR podemos reconstruir o Museu num filme QuickTime VR, podendo assim navegar pelo museu e observar os objectos expostos de várias perspectivas.

 

Outro caso, pode ser por exemplo uma obra sobre Anatomia, onde, com esta tecnologia, se pode por exemplo observar um órgão de todas as perspectivas.

 

Portanto, o QuickTime VR é ideal para quiosques multimédia, turismo virtual, jogos, educação e arquitectura.

 

Desvantagens do QuickTime VR

 

O QuickTime VR não é propriamente realidade virtual no verdadeiro sentido do termo, pois este simplesmente mostra imagens panorâmicas e objectos, o utilizador está limitado a um número finito de pontos de interacção com uma localização específica.

 

Sendo o QuickTime VR uma tecnologia proprietária esta sujeita ás regras impostas neste caso pela Apple. Uma das regras imposta pela Apple consiste na “quase” impossibilidade de desenvolver filmes QuickTime VR em plataformas diferentes de Mac.

 

Devido à representação utilizada pelo QuickTime VR os filmes resultantes desta tecnologia são um pouco grandes.

 

© Copyright 2000 FCTUC