Marketing

 

 

 

 

Introdução 

O Marketing chega-nos a todos nós, todos os dias da nossa vida e desempenha um importante papel na nossa economia. Compreender as filosofias de gestão de Marketing e os objectivos do sistema de Marketing é importante para aprender acerca dos processos de mercado. Também é importante, para perceber como o Marketing pode ser utilizado por diferentes tipos de negócio / organizações.

Algumas definições para o Marketing:

*"…O processo de planeamento e execução ao nível da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, produtos ou serviços com o intuito de troca com vista à satisfação de objectivos individuais ou organizacionais
 (American Marketing Association 1985)

*"Marketing é uma actividade humana direccionada para a satisfação de necessidades e desejos, através de processos de troca."
(Kotler: 1972)

*"Conseguir os produtos certos, para as pessoas certas, com um preço certo no momento certo e ainda com a correcta comunicação e promoção."
(Anon.)

Os critérios para uma boa definição de Marketing são:

Inicia-se com as necessidades do CLIENTE
Mais do que PERSUADIR o cliente
Aplica-se em organizações LUCRATIVAS e não LUCRATIVAS.
Envolve TODA a ORGANIZAÇÃO
É uma filosofia GLOBAL

Filosofias de Marketing

Os esforços de Marketing numa organização são guiados pela sua filosofia de marketing. As filosofias de Marketing continuam a evoluir e incluem:

Orientação ao Produto

- Filosofia de gestão, conceito, focus ou estado de espírito, a qual enfatiza a qualidade do produto em detrimento das necessidades e desejos de determinado mercado; esta orientação assume que os consumidores irão favorecer os produtos que ofereçam a melhor qualidade, performance e características, e que as empresas que concentrem os seus esforços neste ponto, terão mais sucesso na concretização dos seus objectivos.

Orientação á Produção

- Filosofia de gestão, conceito, focus ou estado de espírito, a qual enfatiza as técnicas de produção e a redução do custo por unidade em detrimento das necessidades e desejos de determinado Mercado; esta orientação assume que os consumidores irão favorecer os produtos que estarão disponíveis mais rapidamente  e a preços mais acessíveis e que as empresas que concentrem os seus esforços na eficiência na produção e distribuição, terão mais sucesso na concretização dos seus objectivos.

Orientação à venda

- Filosofia ou orientação empresarial que enfatiza a venda para a concretização dos seus objectivos; as empresas caracterizadas por este tipo de abordagem geralmente baseiam-se na pressão e no domínio de técnicas de vendas para atingir o sucesso.

Orientação ao Marketing

- Uma filosofia ou Orientação de negócio que assume o sucesso organizacional baseado numa eficiente identificação das necessidades e desejos de determinados mercados e a efectiva satisfação destes.

Orientação ao Marketing social

- O conceito de Marketing social assume que a organização deve determinar as necessidades, desejos e INTERESSES dos seus mercados alvo. Deve depois satisfaze-los com maior EFICÁCIA e EFICIÊNCIA que a concorrência de modo a atingir e manter o bem-estar social e consequentemente o do consumidor.

Conclusão

Todos os dias nós somos confrontados com diversos Marketings na nossa sociedade. tornou-se o mais normal dos actos, mas de facto muito importante para a economia e para o desenrolar do dia a dia. O Marketing não é só usado pelas empresas comerciais mas também por firmas de advogados, associações de caridade e de estudantes, departamentos de governo etc, que apostam no Marketing para o alcance de objectivos organizacionais.

Para uma correcta aplicação de Marketing deve-se têm-se em conta os seguintes factores: PRODUTO, PROMOÇÃO, PREÇO, PONTO DE VENDA, PESSOAS, PROCESSOS, PERCEPÇÕES EVIDENTES.

Somos normalmente o alvo desta base de estratégia de Marketing e continuaremos  sempre a ser sem sequer nos apercebermos.