Há muitos anos atrás, não tinhamos problemas com isso. 1- As transmissões de televisão acontecem em uma frequência cuja
reflexão na atmosfera é reduzida. O resultado é que televisão só funciona
entre pontos visíveis, nunca além do horizonte. (Por causa disso as
antenas são colocadas nos pontos mais altos da cidade). Por causa disso, cada lugar no mundo estabeleceu seus próprios padrões de transmissão. COMO A IMAGEM É CONSTITUIDA? PRECISAMOS DE UM PADRÃO. Por um feixe eletrônico que acende ou apaga os pontos sensíveis na tela de fósforo (tubo de imagens). Computadores e televisores e todos meios de transmissão de imagem funcionam da mesma forma. Esquadrinham a imagem a ser decodificada, transformam em linhas horizontais, e são codificadas novamente fazendo as linhas eletrônicas esquadrinharem as mesmas áreas aonde elas capturaram a imagem na câmara. Para que isso aconteça, ambos processos devem ser executados na mesma velocidade e a leitura deve ser com mesma quantidades de linhas. Isso é que é o chamado padrão de transmissão. Aí então temos os vários padrões: O sistema M transforma a imagem em 525 linhas e 30 quadros por
segundo Fabricar sistemas de transmissão e televisores coloridos só tornou-se viável economicamente vários anos após a introdução da transmissão em branco e preto.
PODEMOS TRANSMITIR COLORIDO! QUAL SISTEMA VAMOS USAR? Nos Estados Unidos próximo da década de quarenta a NTSC (National Television System Comission) determinou um sistema de cores para ser usado nos EUA. Para não tornar obsoletos todos televisores já fabricados para preto e branco, o padrão continuou sendo o M, modificando para 29,97 quadros por segundo por motivos técnicos. Desde então nos EUA usa sistema NTSC-M. Na Europa existem os sistemas SECAM desenvolvido na França e o sistema PAL (Phase Alternate Line) desenvolvido na Alemanha. Ambos sistemas eram superiores ao NTSC devido a correção automática que executavam na matiz de cores (HUE ou TINT), principal ponto fraco do sistema NTSC. Portanto na Alemanha o sistema é o PAL-G (PAL - sistema de cores / G - padrão de transmissão).
NO BRASIL SURGE O "FRANKSTEIN"! Durante a implantação da televisão no Brasil foram usados equipamentos norte-americanos, a maior parte do país possuia energia elétrica em 60 ciclo e o resultado é que o Brasil passou a usar o padrão M. Entretanto durante a década de 60, foi decidido uma solução inédita para nosso tv em cores. Uniu por decreto, a estabilidade de cores do PAL com o padrão M, criando assim o PAL-M. Aparentemente, devido as idéias nacionalistas da época, o que se pretendia era com isso desenvolver uma indústria auto-suficiente de equipamentos PAL-M. Entretanto, o volume de produção nunca justificou isso, de forma que hoje em dia toda produção de imagens ocorre em NTSC e se converte o sinal para PAL-M durante a transmissão para tornar a imagem compativel com os televisores já vendidos no país. TEMOS COMO GRAVAR AS IMAGENS. E AGORA? Quando os videocassetes passaram a tornar populares, passamos a ter os primeiros problemas de compatibilidade. Os equipamentos eram feitos para NTSC, a maior parte das fitas eram produzidas em NTSC, o equipamento de duplicação era em NTSC (e não tinha sentido fabricar dois ou três apenas para usar no Brasil), e a programação PAL-M. No início os modelos fabricados para o Brasil vinham com decodificador para ambos sistemas, mas a saída era em PAL-M para tornar-se compatível com os televisores brasileiros. E, quando trazidos de fora, era necessário fazer a "transcodificação" do vídeo. Agora, com o advento das câmeras de vídeo, que gravavam fitas em NTSC-M e também tocavam em NTSC-M, a situação chegou ao ponto em que para ver as cenas gravadas em cores só poderia ser diretamente na câmera, através de um transcodificador ou de um televisor que suporte ambos sistemas. Felizmente os processos de fabricação em massa também reduziram o custo dos circuitos de decodificação de croma fazendo com que hoje um televisor com decodificador NTSC não seja mais muito mais caro e muitos video-cassetes e televisores funcionam sem problemas em ambos sistemas A TV DIGITAL Você acredita que acabou |
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