MODELOS MINI  

 

   Note-se que esta secção não pretende ser uma descrição de todos os modelos Mini produzidos ao longo dos anos mas um compêndio, um "Best of", de modelos produzidos, e como tal não se encontram aqui todos os modelos produzidos.

   Um Mini 848cc de 1963 num estado admirável, tendo em conta a idade do carro! A partir do motor deste veículo foram posteriormente produzidos os Cooper 997cc.
   Vários Cooper S MkI, é de notar os pormenores dos dois tanques de gasolina, o "S torto", característico destes modelos e a matrícula, que possui uma dobradiça para que seja possivel andar com a mala aberta e mesmo assim ter a matrícula visível.

 Note-se também que o tecto branco do mini CooperS MkII do lado direito em cima não é de origem pois apenas os Minis de competição de fábrica, tinham a combinação de cor vermelho-branco.

     Mini Cooper MkII com as dobradiças visíveis  e  também num bom estado apesar de as jantes não serem as originais.  
Vários "minis cortados" como são conhecidos por algumas pessoas pela diferença em relação á outra versão. Á direita um Clubman 1100 e em baixo dois 1275GT, veículo que possuia o motor do Cooper 1275ccS, mas que só rendia aproximadamente 60cv (conforme versão) contra os mais enérgicos 76cv do "primo". Esta diferença deve-se em parte à adopção de um carburador único para o 1275GT. Este facto não o impediu de participar em inúmeras provas, donde também tirou e tira resultados apreciáveis.

 

 Mini Moke, originalmente pensado para uso militar mas que acabou por ser um sucesso comercial.
  Innocenti Mini Cooper 1300 Export, produzido pela Italiana Innocenti, tinha um motor 1275cc que era um misto de CooperS e de 1275GT ao desenvolver 71cv que lhe permitiam acelerar dos 0-100km/h em 11.3 seg e uma velocidade de ponta de 160km/h.

É de notar o painel de instrumentos com cinco indicadores, sendo eles, da esquerda para a direita: temperatura da água, amperagem da bateria, pressão óleo, conta-kilómetros graduado até 200km/h !!!!!, conta-rotações e indicador de combustível.

  Um Mini fora do normal, foi o Era Proto Turbo, que possuía o motor do MG Metro Turbo, alterado de modo a disponibilizar o binário a rotações mais altas para a caixa o poder digerir melhor. Este motor é um 1275cc, mas que com o Turbo de 1.5 bar consegue debitar "uns módicos" 94cv. É também de notar a quantidade de mostradores, só na consola central, que parecem brotar como cogumelos!! Foram produzidas somente 480 unidades deste restrito modelo.
 

  Alguns Mini 1000cc, tabém em bom estado de conservação. É o modelo que mais abunda pelas terras de Camões, visto não ser muito fácil comprar modelos mais recentes por cá!

 

   Outro Mini 1000cc, mas este mais especial visto ser 1000c de carroçaria e 1275cc de motor visto ter o motor de um infeliz MG Metro.
    Um Cooper S de 68, que sofreu uns "ligeiros restauros", e uns acrescentos quer em pinturas quer em apêndices de carroçaria. Bonito resultado final.

   O dono desta bela máquina é também possuidor de um Mini Susuki, sim leram bem, Mini Suzuki, para mais informações vejam na secção de links.

   Um Mini já recente, neste caso, o 40 LE, que já traz uma data de equipamento, jantes de 13'', farois suplementares e um motor de 90cv.
  E para terminar, o novo Mini, que vai sair na Primavera/Verão de 2001, pelas mãos da BMW que o irá fabricar em 3 versões, uma de 90cv, outra Cooper de 115 e uma CooperS de155cv. Esperemos que seja tão divertido de conduzir como o Mini original!!