MODELOS MINI
Note-se que esta secção não pretende ser uma descrição de todos os modelos Mini produzidos ao longo dos anos mas um compêndio, um "Best of", de modelos produzidos, e como tal não se encontram aqui todos os modelos produzidos. |
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Um Mini 848cc de 1963 num estado admirável, tendo em conta a idade do carro! A partir do motor deste veículo foram posteriormente produzidos os Cooper 997cc. | |
Vários Cooper S MkI, é de notar os pormenores dos dois tanques de gasolina, o "S torto", característico destes modelos e a matrícula, que possui uma dobradiça para que seja possivel andar com a mala aberta e mesmo assim ter a matrícula visível. | ![]() |
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![]() Note-se também que o tecto branco do mini CooperS MkII do lado direito em cima não é de origem pois apenas os Minis de competição de fábrica, tinham a combinação de cor vermelho-branco. |
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Mini Cooper MkII com as dobradiças visíveis e também num bom estado apesar de as jantes não serem as originais. | |
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Vários "minis cortados" como são conhecidos por algumas pessoas pela diferença em relação á outra versão. Á direita um Clubman 1100 e em baixo dois 1275GT, veículo que possuia o motor do Cooper 1275ccS, mas que só rendia aproximadamente 60cv (conforme versão) contra os mais enérgicos 76cv do "primo". Esta diferença deve-se em parte à adopção de um carburador único para o 1275GT. Este facto não o impediu de participar em inúmeras provas, donde também tirou e tira resultados apreciáveis. | ![]()
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Mini Moke, originalmente pensado para uso militar mas que acabou por ser um sucesso comercial. | ![]() |
Innocenti Mini Cooper 1300 Export, produzido pela Italiana Innocenti,
tinha um motor 1275cc que era um misto de CooperS e de 1275GT ao
desenvolver 71cv que lhe permitiam acelerar dos 0-100km/h em 11.3 seg e
uma velocidade de ponta de 160km/h.
É de notar o painel de instrumentos com cinco indicadores, sendo eles, da esquerda para a direita: temperatura da água, amperagem da bateria, pressão óleo, conta-kilómetros graduado até 200km/h !!!!!, conta-rotações e indicador de combustível. |
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Um Mini fora do normal, foi o Era Proto Turbo, que possuía o motor do MG Metro Turbo, alterado de modo a disponibilizar o binário a rotações mais altas para a caixa o poder digerir melhor. Este motor é um 1275cc, mas que com o Turbo de 1.5 bar consegue debitar "uns módicos" 94cv. É também de notar a quantidade de mostradores, só na consola central, que parecem brotar como cogumelos!! Foram produzidas somente 480 unidades deste restrito modelo. | |
Alguns Mini 1000cc, tabém em bom estado de conservação. É o modelo que mais abunda pelas terras de Camões, visto não ser muito fácil comprar modelos mais recentes por cá!
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Outro Mini 1000cc, mas este mais especial visto ser 1000c de carroçaria e 1275cc de motor visto ter o motor de um infeliz MG Metro. | ![]() |
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Um
Cooper S de 68, que sofreu uns "ligeiros restauros", e uns
acrescentos quer em pinturas quer em apêndices de carroçaria. Bonito
resultado final.
O dono desta bela máquina é também possuidor de um Mini Susuki, sim leram bem, Mini Suzuki, para mais informações vejam na secção de links. |
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Um Mini já recente, neste caso, o 40 LE, que já traz uma data de equipamento, jantes de 13'', farois suplementares e um motor de 90cv. | |
E para terminar, o novo Mini, que vai sair na Primavera/Verão de 2001, pelas mãos da BMW que o irá fabricar em 3 versões, uma de 90cv, outra Cooper de 115 e uma CooperS de155cv. Esperemos que seja tão divertido de conduzir como o Mini original!! |
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