|
![]() |
A série 460 dos Mercedes-Benz classe G é a primeira de todas. Os primeiros G desta série foram construídos nos finais dos anos 70 , mais ou menos em 78/ 79.Esta série só viria a ser substituida em 1987 pela 461, sendo o aspecto dos G igual aos da 460. A série 460 já não se fabrica. As principais diferenças entre a série 460 e a 461 encontram-se sobretudo em novos motores e no redesenho da caixa de velocidades.Os motores disponiveis na altura eram os seguintes: |
240GD [ motor de 4 cilindros a diesel de 2400cc, com 72 cv ] |
300GD [ motor de 5 cilindros a diesel de 3000cc, com 88 cv ] |
230GE [ motor de 4 cilindros a gasolina de 2300cc, com 122 cv ] |
280GE [ motor de 6 cilindros a gasolina de 2800cc, com 156 cv ] |
500GE [ motor de 8 cilindros em V a gasolina com 5000cc ] |
As variantes em termos de carroçaria são as mesmas da série 461. |
Os MB classe G tiveram a sua origem na série 460, em 1987 substituiram-na pela série 461, sendo os MB desta muito parecidos com os da 460. A série 461 ainda se fabrica tendo sofrido um restyling em 1993, e é mais barata do que os novos MB G da série 463. As séries 460 e 461 são muito parecidas com um Land Rover por dentro, sem grandes luxos é uma série vocacionada para o dia a dia, isto é, em termos de trabalho. Segundo um comentário de alguém que encontrei numa página "... isto é um tanque confortável ... ;) " ,e é verdade tem qualidade germânica, durabilidade e raramente nos deixa ficar mal ... Tanto a série 460 como 461 têm um sistema hidráulico no bloqueamento dos diferenciais tanto á frente como atrás, mas ao centro já não o possuem. Nas séries 460 e 461 também existe a selecção de 2x4 e 4x4. Em termos de carroçaria estão disponiveis as seguintes versões : |
![]()
|
![]()
|
Versão curta, 3 portas ( Short Wheelbase 2400mm ) |
Versão longa, 5 portas ( Long Wheelbase 2850mm ) |
Versão carrinha, 3 portas ( Long Wheelbase 2850mm ) |
Versão carrinha, 2 portas ( Extra long wheelbase 3400mm ) (Tem um cockpit de 2 portas, e um chassis completamente livre para montar o que se quiser ) |
Versão pickup, 2 portas ( Long wheelbase 2850mm ) |
Que se podem combinar com os seguintes motores: |
290GTD [ motor turbodiesel de 5 cilindros 2900cc, com 120 cv ] |
290GD [ motor a diesel de 2900cc ] |
230GE [ motor a gasolina de 4 cilindros com 2300cc, com 122 cv ] |
560GE [ motor a gasolina de 8 cilindros 5600cc ] |
![]() |
![]() |
![]() |
Versão curta ( 3 portas ) | Versão longa ( 5 portas ) | Versão cabrio |
A mais recente série dos Mercedes G é a 463. Vende-se em três variantes: versâo curta ( 3 portas ), versão longa ( 5 portas ) e uma versão cabrio. A série 463 tem tracção permanente ás 4 rodas com um diferencial central, caixa automática de 5 velocidades.Os blocantes do diferencial são eléctricos á frente , atrás e ao centro.O MB G desta série deixou de ser um jipe de "combate" para se tornar numa "limusine" 4x4 , o luxo por excelência. As versões disponíveis para a série 463 em termos de motor são as seguintes: |
G320 [ com um motor de 6 cilindros a gasolina de 3200cc com 215 cv ] |
G300 DT [ com um motor turbodiesel de 6 cilindros a diesel de 3000cc com 177 cv ] |
G500 [ com um motor gasolina de 8 cilindros em V de 5000cc com 300 cv ] |
( de referir que passado algum tempo saiu uma edição limitada de alguns G500 V8 preparados pela AMG com 360 cv e que iam dos 0-100 km/h em 6.8s !! ) |
Outras versões também estiveram disponíveis na série 463: |
G250 GD [ com um motor de 5 cilindros a diesel de 2500cc , entre 1990 e 1992 ] |
G350 DT [ com um motor de 5 cilindros turbodiesel de 3500cc , entre 1993 e 1995 ] |
G230 GE [ com um motor de 4 cilindros a gasolina e 2300cc ] |