Projectos na Educação Especial


Deficiência Visual


O software para deficientes visuais utiliza basicamente magnificadores de ecrã ou ampliação dos caracteres no ecrã do computador para aqueles que possuem perda parcial da visão, e recursos de audio, teclado e impressora em Braille para os com perda total da visão. Entre os sistemas para deficientes visuais citamos:

DOSVOX: É um sistema operacional que permite que pessoas cegas utilizem um computador comum para  desempenhar uma série de tarefas adquirindo assim, um nível alto de independência no estudo e no trabalho. Este sistema interage com o usuário através de voz sintetizada em português.

BIBLIVOX - Sistema de controle, cadastro e consulta bibliográfica vocal para deficientes visuais: Tem como objectivo servir como ferramenta de apoio e estímulo ao processo de pesquisa e consulta bibliográfica e da administração do sistema por portadores de deficiência visual, com o auxílio de voz sintetizada, permitindo assim que o cego possa realizar suas consultas, ou manutenção do sistema sem auxílio. Este trabalho pretende resolver uma das muitas dificuldades que o deficiente visual enfrenta para realizar suas actividades quotidianas.

CantaLetras: sistema multimédia de apoio ao processo de ensino da leitura-escrita para crianças cegas: Através de um interface auditivo, impressão Braille e características interactivas, tem por objectivo facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita para cegos. Este sistema conta com os seguintes módulos:

SONIX - Entorno operativo para cegos: Entre os objectivos deste trabalho pode-se citar:

El toque mágico: sistema multimédia de ajuda escolar para crianças cegas: Utiliza um ecrã sensível ao toque que está dividido em 4 quadrantes: linguagem, matemática, orientação espacial, orientação temporal. O sistema conta com diferentes estruturas de funcionamento onde o usuário deve:

O sistema apresenta um ambiente motivador para a criança surda através de interface auditiva, imagens e características interactivas.

Subsídios para uma análise das dificuldades de aquisição da língua escrita em crianças portadoras de visão subnormal: Este trabalho relata o desenvolvimento de uma criança com visão subnormal interagindo com o computador e o ambiente de aprendizagem LOGO. A abordagem utilizada foi buscar na criança aquilo que lhe interessasse e que era capaz de transformar em projecto. Em outras palavras, os objectivos e estratégias utilizadas dentro da metodologia LOGO foram feitos de maneira espontânea sem ter de antemão, todas as aulas preparadas.

Existem, também, sistemas que utilizam tecnologias mais avançadas como o uso de som tridimensional facilitando a navegação em sistemas onde é possível distinguir de onde vem o som. Um exemplo deste são as hyperaudias, sistemas de hiperhistórias que fazem uso de som. Outros, utilizam realidade virtual com a possibilidade de manipulação de objectos e opções por meio de algum tipo de luva.

Também cabe salientar que podemos encontrar vários sites na Internet com a possibilidade de ampliar o tamanho das letras no ecrã facilitando, assim, o acesso por pessoa com dificuldade de visão.