Projectos na Educação Especial


Deficiência Motora


O maior impedimento de um portador de deficiência motora ao usar um computador talvez seja a grande necessidade de utilização da motricidade fina (uso das mãos e dos dedos) para manusear, por exemplo, o teclado convencional ou o mouse, e da ampla (uso dos braços, pernas e tronco) para, por exemplo, controlar os movimentos dos braços, manter a cabeça erecta ou se firmar na cadeira.

A maioria dos ambientes voltados a usuários com problemas motores fazem uso de teclados em tamanho ampliado, ecrãs sensíveis ao toque quando o usuário apresenta controle razoável sendo que, quando a pessoa apresenta movimentos involuntários ou tremores, utilizam estes ecrãs com um atraso de input ajustável à dificuldade motora. Outros também utilizam um ecrã sensível ao sopro e próteses como pulsadores e apontadores em substituição ao mouse ou teclado convencional que podem, ou não, ser utilizados em conjunto com um software que simula, no ecrã do computador, o funcionamento de um destes dispositivos de entrada.

Existe, por exemplo, um simulador de teclado para portadores de paralisia cerebral que simula, no ecrã do computador, uma representação do teclado convencional agregando um sistema de varredura contínua que ilumina cada um dos caracteres apresentados na ecrã. Este simulador pode ser utlizado por qualquer pessoa alfabetizada que consiga movimentar alguma parte do corpo sendo, para estes casos, utilizado junto com um dispositivo chamado accionador que pode ser um apontador (muitas vezes utilizado preso à cabeça da pessoa) ou a um pulsador (usado junto ao pescoço ou aos pés). Com este programa, a pessoa pode utilizar sistemas operacionais, editores de texto, bases de dados, linguagens de programação, etc.

O Eneri é um outro exemplo de um processador de texto que apresenta o teclado no ecrã do computador e, através de um sistema de varredura, o utilizador pode escrever o texto. Este programa também apresenta a opção de se adaptar ao ritmo do utilizador.

Outros programas simuladores de teclado e/ou mouse podem ser vistos na tabela seguinte:

Nome

Principais Características

SASE Faz a varredura de softwares padrões, através da criação de máscaras e varreduras sobre o mesmo, também sob controle de um accionador.
Handikeys, StickeyKeys, Access-DOS, Filch,Help-U-Type Permitem acesso/controle do teclado convencional.
MouseKeys Permitem acesso/controle do mouse.
Simulador de Teclado Faz, no ecrã do computador, emulação do teclado, permitindo a conexão de um accionador para controlar a varredura das opções disponíveis.
ERA - Emulador de Mouse Faz, no ecrã do computador, emulação do mouse, permitindo a conexão de um accionador para controlar a varredura das opções disponíveis.
KENIX Faz a emulação do teclado e mouse, permitindo a conexão com todo tipo de accionador, teclado de conceitos, etc., para o controle do sistema de varredura. Permite, também, a criação de novos emuladores, de acordo com o desejo do usuário.

Simulador de teclado com predição de palavras para ambiente gráfico WinLOGO: Este trabalho partiu de uma experiência anterior com a criação de um Simulador de Teclado, que foi elaborado com o objectivo de possibilitar o uso do computador a pessoas que não teriam condições de utilizar um teclado convencional. O problema encontrado na utilização do referido software, foi a impossibilidade de poder utilizá-lo em sistemas gráficos. A partir do descrito acima, foi desenvolvida uma versão de simulador para ambientes gráficos, especificamente para o WinLOGO.

O computador como auxiliar no processo de avaliação cognitiva do portador de deficiência física: É discutida a acção do computador como ferramenta auxiliar para o psicólogo ou pedagogo no processo de avaliação cognitiva, considerando-se a dificuldade de indivíduos portadores de deficiência física realizarem atividades de avaliação onde o aspecto motor é essencial. Um ambiente computacional gerador de testes e provas para avaliação cognitiva também é descrito.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.) e a pessoa portadora de deficiência motora severa: construção de um modelo de avaliação: Conforme descrito no trabalho, a avaliação é sempre uma área exigente, controversa e particularmente difícil na população com perturbações severas da motricidade e da comunicação. Desta forma, é importante a existência de uma estratégia avaliativa que possa evidenciar em relação aos processos usuais, as seguintes vantagens:

No sentido exposto acima, foi proposto a construção de um modelo de avaliação que embora genérico e abrangente, fosse capaz de dar resposta à especificidade de cada caso. Este modelo de avaliação respeitou os seguintes critérios:

Quanto aos objetivos essenciais pode-se citar:


Algumas pessoas, além de possuírem deficiência motora apresentam, também, danos na fala. Nestes casos, existem sistemas de comunicação alternativa e aumentativa que fazem uso, por exemplo, de sistemas gráficos de comunicação (PIC, SPC, Bliss), de processos de varredura no ecrã do computador, aliados, ou não, a alguma prótese.

Sistemas comunicadores em forma de tabuleiro são os mais utilizados e consistem em apresentar os símbolos (referentes a palavras, acções, objectos), dispostos em forma quadrangular, na ecrã do computador. O utilizador servindo-se de um sistema de varredura sequêncial, escolhe a opção desejada e, desta forma, constrói as frases. Alguns destes sistemas permitem com a escolha das opções, a construção de frases.

O sistema FALAS - Ferramenta Alternativa de Aquisição Simbólica: É um destes sistemas comunicadores com a ressalva que, além de recursos de multimédia, também utiliza técnicas de inteligência artificial sendo possível, neste caso, o sistema ser adaptado automaticamente às preferências do utilizador no que diz respeito à disposição dos símbolos segundo a sua frequência de utilização, velocidade de varredura das opções na ecrã, ajuda na aprendizagem dos símbolos, etc., que são feitos com o auxílio do histórico pessoal que é gerado pelo sistema durante sua utilização.

Alguns sistemas computadorizados de comunicação para deficientes de fala são: