Educação Especial


Portadores de necessidades especiais


A educação especial é dirigida a educandos portadores de necessidades especiais, ou usualmente denominados, deficientes.

Mas quem são as pessoas deficientes? O termo "pessoa deficiente" serve apenas para caracterizar pessoas que diferem do resto devido a suas disfunções físicas, sensoriais, orgânicas ou mentais, ou, por outra definição, são aquelas pessoas que nasceram com ou adquiriram um déficit intelectual, físico ou orgânico - o que não as impede de serem respeitadas enquanto cidadãos com direitos e deveres.

Segundo a International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps, uma pessoa com uma necessidade especial é uma pessoa com uma falta ou uma restrição de capacidades para executar actividades, tarefas, habilidades e comportamentos na forma ou âmbito considerado normal para um ser humano.

Outra definição, que dá uma ideia bem clara das dificuldades é que a deficiência seria a diferença entre as habilidades que o usuário possui e as demandas do ambiente, ou seja, tudo que o ambiente necessita que o usuário saiba/possa fazer e o que ele realmente pode/consegue fazer.