Abordagem Constructivista na Escolha de Softwares Educativos para Deficientes


O trabalho com softwares educativos tem sido desenvolvido com os deficientes, dentro de uma perspectiva constructivista, permitindo uma transformação da práctica educacional.

As crianças portadoras de deficiência mental evoluem no seu desenvolvimento cognitivo, se forem estimuladas a interagir com pessoas e objectos, sendo então, capazes de elaborar seus próprios conhecimentos por meio da descoberta e da criação de novas relações entre os factos do mundo real.

Quando se implanta a abordagem educacional constructivista, progressos significativos referentes à autonomia moral e intelectual podem ser observados no desenvolvimento dos alunos. Esta evolução é estendida aos aspectos sociais e afectivos, no que diz respeito às diversas formas de expressão e comunicação, tais como, a linguagem, o desenho, a dramatização, denotando uma criatividade cada vez mais fecunda.

Tendo em vista que não há um modelo para o ensino de deficientes através de softwares educativos as "etapas constructivistas" devem ser consideradas como "etapas de construcção que se desenvolvem como trabalho multidisciplinar na acção do pesquisador e especialistas.

Estes especialistas podem ser: fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, professor, professor de educação física.

Faz-se primeiramente uma reunião com o fonoaudiólogo e outros membros da equipa para verificar e estudar o diagnóstico do candidato à aprendizagem.

Discutido o diagnóstico são definidas as necessidades do aluno e escolha do software a ser utilizado.

Iniciado o processo, os resultados obtidos são novamente submetidos à discussão na equipa multidisciplinar.

São feitas reformulações quando necessárias e a metodologia constructivista é concretizada pela dialéctica acção x reflexão x acção.