RESUMO
Motivados pela competição, pela tecnologia e pelo
novo perfil do consumidor, as empresas procuram conhecer e implementar novos métodos
para o relacionamento com os seus clientes, de forma a responder aos desafios.
CRM não é só uma tecnologia, envolve marketing, vendas, serviços e
suporte. Trata-se de um movimento
corporativo.
1. INTRODUÇÃO
A integração das novas tecnologias, uso de recursos
e a organização são aspectos fundamentais para alcançar as metas traçadas
numa organização . A alta competência
no mercado, as novas políticas, o constante crescimento e as mudanças
aceleradas da tecnologia, obriga as organizações ao obter uma maior
retroalimentação para o seu desenvolvimento.
Existe algum mecanismo que sustente as decisões
críticas das empresas? Há alguma solução que ajude a manter e sustentar os clientes, rentabilidade,
produtividade e indicadores de crescimento? Será o CRM uma boa solução?
O CRM é um processo de negócios enfocado para os
clientes, desenvolve estratégias baseadas em acontecimentos reais, modificando
os aspectos tradicionais que são enfocados para a gestão das relações com os
clientes.
Requer de uma estratégia de negócios, de uma visão
centralizada, focalizada e corporativa, portanto
será imprescindível que o
processo comece desde o nível directivo. São muitos os benefícios desta nova
estratégia , tais como: incremento
das receitas por vendas, desenvolvimentos de novos produtos, uma boa carteira de
clientes, maior grau de satisfação com os clientes, diminui os custos de gestão
e comercialização.
2.
CRM DEFINIÇÃO.
É uma ferramenta que passa pela definição de
software e tecnologias centradas na melhoria dos processos do negócio,
associados á gestão de clientes em áreas , tais como: vendas, marketing,
suporte ao cliente e suporte de base.
As soluções de software de CRM não só coordenam as múltiplas funções
do negócio, como também os canais de comunicação com o cliente, por exemplo,
call center ou eventualmente através da web .
3. A SOLUÇÃO CRM.
Representa uma só face para os clientes, uma base de
conhecimentos sobre eles, um
interface com os sistemas, uma única e integrada solução corporativa:
Isto é uma solução CRM, que transforma a base dos clientes numa base
forte e estável.
È um conjunto de aplicações que integra as operações
de Vendas, Marketing, Call Center, Help Desk, Inventario, Serviços de Campo e
Qualidade.
Com a introdução do CRM pode-se dotar a empresa de
uma plataforma comum para comunicação e interacção com os clientes. O uso
deste tipo de aplicações pode conduzir a melhorias no feedback
para obter uma visão geral das necessidades dos clientes.
Nesta ordem de ideias os tão conhecidos ERP (Enterprise Resources
Planning) propiciam toda uma base de back office, com os recursos
operacionais para tornar as empresas mais eficientes no alcance dos objectivos,
vindo o CRM assumir funções de front office no relacionamento com o
cliente.
4. MÓDULOS TÍPICOS
Suporte: Este módulo satisfaz as necessidades
de suporte ao cliente, reduzindo os custos, incrementando o recrutamento
de clientes e aumentando as receitas. São
usados vários meios, tais como: telefone,
fax, email e web.
Vendas: Apoia o processo completo de vendas e marketing,
através de ferramentas que facilita a eficiência dos seus executivos.
Serviço de Campo: Este módulo fecha o ciclo de serviços
corporativos com um sistema completo de distribuição e entrega .
É um ambiente crescente, que permite melhorar as condições das
entregas aumentando assim as
receitas, controlando os
custos e aumentando a visão e precisão da gestão.
Mesa de Ajuda: A ideia base é a boa gestão dos recursos,
reflectindo-se na produtividade e na redução de custos.
Habilita aos clientes a construir uma mesa de ajuda
que reflecte o modelo do negócio e workflow de serviço técnico, graças
as ferramentas de adaptação.
Qualidade: Facilita a entrega de produtos e serviços aos
clientes quando estabelecem níveis de qualidade nos processos internos da
empresa. Auto serviço:
permite aos clientes aceder a informação através da internet.
Permite estender as funcionalidades do CRM aos clientes, diminuindo os
custos de suporte e aumentando a satisfação do cliente.
5. INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS CRM COMO FERRAMENTAS
GERADORAS DE DIFERENCIAIS DE COMPETITIVIDADE. Customer
Relationship Management (CRM) é uma das últimas ferramentas tecnológicas
desenvolvidas para trazer eficiência nos negócios e para optimizar o fluxo de
informação dentro das organizações. Tendo como base o ERP, que trouxe
efectivas melhorias nas finanças, nas operações e nos recursos humanos, o CRM
foi desenvolvido tendo como fim trazer a mesma eficiência para as áreas de front office como as vendas, a assistência ao cliente ou o
marketing. Com a divulgação de
sistemas ERP, as empresas alcançaram benefícios reais, particularmente em
termos de evitar a duplicação de recursos, da manutenção industrial e redução
de stocks. Nas áreas das finanças
e dos recursos humanos, apesar de maiores dificuldades na obtenção de
vantagens, foram também obtidas melhorias efectivas. Claramente que existia a
necessidade de uma relação entre estas áreas e o front
office. As empresas têm que se centrar no serviço ao cliente,
sincronizando o que se produz com o que os clientes querem comprar. As
ferramentas existentes de ERP não estavam preparadas para monitorizar os
comportamentos dos clientes. Com o CRM as empresas têm a possibilidade de obter
informação de forma centrada, com base em diversas fontes remotas. Com estas
medidas é possível fazer-se uma aproximação dirigida às necessidades e
expectativas dos clientes. Com estas ferramentas de coordenação entre o
exterior e interior é possível, através da satisfação do cliente, aumentar
a produtividade e integrar a empresa nas suas actividades mais importantes,
possibilitando e inserindo a empresa a um nível
competitivo destacado.
6. REQUISITOS PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA CRM. A
implementação de um sistema CRM traz vantagens claras às empresas que a
realizem. No entanto, a sua implementação é complexa e envolve toda a
organização. Desde já, envolve a
criação de um modelo de negócio centrado no cliente, alteração que não
pode ser levada facilmente
já que envolve uma verdadeira mudança de paradigma na empresa. Viragens
destas afectam a empresa a nível cultural e conduzem a
resistências internas que produzem uma
mudança que pode vir a representar uma ameaça. O CRM está
completamente ligado à tecnologia. No entanto se a gestão não estiver
disposta a mudar a forma de administrar a empresa, este sistema pode fracassar.
Daí que a decisão da implementação de um sistema deste tipo tem que ser
profundamente pensada e assumida pelos gestores. Alguns requisitos básicos para
a implementação de um sistema CRM são imprescindíveis e passam, de uma forma
genérica, descrito em seguida: Alcance de
negociar e capacidade de análise.
As aplicações CRM contêm grandes quantidades de informação
relacionada com as expectativas dos clientes. Esta informação tem que ser
tratada e analisada por pessoas com capacidade e poder de decisão, para que
assim possam ter informação real e significativa para a tomada de decisão.
Isto só é possível se as soluções CRM tiverem o alcance negócial desejado e
uma boa capacidade de análise. Este é um dos requisitos mais abrangentes e
requer uma cuidada integração do sistema na organização. Canais de interacção com o cliente. Isto envolve não só a
integração funcional dos componentes CRM, como também integrar estes
componentes com canais definidos para que a interacção com o cliente possa ser
rápido, consistente e eficiente. Funcionalidade
de suporte baseada na web. Esta
funcionalidade é essencial para aplicações baseadas na net como vendas
selfservice não assistidas. A web é também um canal crítico para o comércio
electrónico e é importante numa perspectiva de infra-estrutura. Utilizadores
de aplicações CRM necessitam de acesso às suas aplicações, o que por norma
são suportadas em browsers standard.
Cada vez mais por a lógica do negócio, a informação é mantida centralmente
(por um servidor), facilitando o acesso, a manutenção e a actualização das
aplicações. Integração funcional.
As soluções CRM têm que ter uma forte integração funcional para
assegurar que as tarefas entre operações possam ser acompanhadas tão
dinamicamente quanto possível. Integração com as aplicações ERP.
Como não poderia deixar de ser, as ferramentas CRM têm forçosamente
que estar integradas com as aplicações ERP. Esta integração tem que incluir
sincronização de informação, bem como uma integração funcional para que as
regras de integridade da organização possam ser mantidas entre os sistemas e
fluxos de tarefas, e se manter a coerência dos sistemas. CRM integrada em ERP
também assegura que as organizações possam gerar automatismos entre sistemas.
7.
MAXIMIZAR O RETORNO DA LIGAÇÃO AO
CLIENTE ATRAVÉS DO CRM.
Uma empresa que tenha um sistema CRM implementado e
perfeitamente integrado no negócio, poderá tirar vantagens competitivas
claras, posicionando-se vantajosamente em relação aos seus clientes através
do aproveitamento de algumas potencialidades do sistema, que resumidamente e a título
de exemplo:
Ø
Obter um
entendimento mais profundo dos seus clientes e maximizar o retorno do
investimento em marketing.
Ø
Identificar
clientes que demonstrem atributos e comportamentos idênticos, criando grupos
com padrões esperados que possam ser satisfeitos de forma prevista.
Ø
Estudar
os clientes que abandonaram a empresa e determinar porque saíram e porque
naquela altura.
8. CONCLUSÃO.
O CRM envolve o conhecimento individual do cliente e
tem mecanismos para interagir com eles, integrando essa informação no sistema.
Com esta informação as organizações têm que moldar a sua maneira de fazer
negócios de forma a redireccionar os meios para o cliente. Um dos benefícios
imediatos do CRM é o aumento da lealdade do cliente. Cada vez que a empresa
estabelece contacto com o cliente,
os serviços oferecidos são moldados para se adaptar às suas necessidades. O
processo de retroalimentação é
desenvolvido, e o cliente fica mais satisfeito, e é mais vantajoso em termos de
competitividade da empresa. À medida que as empresas começam a implementar
soluções específicas, dirigidas para o cliente, vão surgindo em simultâneo
novos dados e novas práticas úteis.
O processo, a longo prazo, será gerido através da
criação de uma estrutura que permita à empresa a criação de uma base para
cada cliente ao longo do tempo. Com o CRM as empresas operam numa dimensão
competitiva diferente. A tecnologia é efectivamente importante, mas é preciso
gestores para imaginar o que é que a tecnologia pode levar a empresa a
conseguir.
Foram efectuadas varias pesquisas através da
Internet, uma parte significativa
por meio de www.lycos.es .
Outros links:
http://www.auge.cl/html/body_crm.html