Introdução

 

A Educação, que ao longo da história da humanidade sempre desempenhou um papel fundamental assume hoje, no limiar do terceiro milénio, contornos distintos e bem definidos. Mais do que transmitir informação, educar significa preparar os jovens para o futuro, dotando-os dos instrumentos que lhes permitam traçar o seu próprio caminho, de forma autónoma e adulta.

Mais importante do que transmitir informação é desenvolver capacidades cognitivas, afectivas e sociais, visando uma integração completa e equilibrada na sociedade do futuro, cada vez mais tecnicista mas que deverá ser, também, democrática e humanista.

Novas formas de comunicação surgem da evolução das telecomunicações reduzindo as distâncias, eliminando o espaço físico como mediador da comunicação, impondo a velocidade, implementando a medida do tempo real, com profundas consequências na vida política, económica, social e cultural.

Mais facilmente que os adultos, os jovens compreendem e adoptam as mudanças e a evolução, e, os educadores, se não quiserem ficar definitivamente para trás, têm que aprender com os jovens, assumindo uma atitude de modéstia face ao desconhecido sendo, por vezes, necessário esquecer e destruir práticas e metodologias erradas para construir um novo saber. O mal não reside em não saber mas sim em não querer saber, ficando parado e prisioneiro de um tempo passado que a evolução afastou definitivamente para longe.

Destaca-se a Realidade Virtual como um poderoso instrumento, cujas potencialidades contribuirão para o ensino do futuro, proporcionando aos jovens ambientes ricos e interactivos, onde a aprendizagem decorrerá de uma actividade autónoma e criadora, pessoal mas simultaneamente participativa.

A sua fusão com as virtualidades da rede – para o qual VRML (Virtual Reality Modeling Language) poderá constituir um importante passo – tornará mais poderosa a comunicação estabelecida, conferindo aos autores de mundos virtuais um poder de criação nunca antes alcançado.

A melhor maneira de preparar os jovens para o mercado de trabalho do futuro é dar-lhes as bases para o domínio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação que estão a modificar o mundo.

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