Os media de multimédia
Adequar o meio e a mensagem

Texto

A importância do texto tende em ser muito descurado por alguns especialistas, no entanto é uma parte muito importante da aplicação que deve ser tratada com cuidado. A forma de tratamento do texto em projectos on-line e off-line representa a maior diferença existente entre eles. Nos projectos off-line com a evolução das técnicas passamos de ecrãs exclusivamente em modo texto para ecrãs totalmente visuais. Nos projectos on-line é o oposto o texto continua a ser a componente principal, embora já se comecem a notar algumas evoluções no sentido de utilizar outras componentes.

Nos projectos off-line, o texto é usado mais como meio complementar (ajuda, sumariar informação ou decisões do utilizador, títulos…).

Uma tipografia pobre é facilmente notada independentemente da qualidade dos outros componentes. Para uma aplicação ter integridade os vários componente devem estar bem interligados, o que nem sempre é fácil, por ex. se existe vídeo apresentado com texto, interfaces gráficas e ecrãs só de texto a diferença entre eles pode ser grande.

Se o texto for utilizado como elemento secundário, é necessário normalizar o tipo de letra, o tamanho e a forma de apresentação em todos. No caso de ser a componente dominante deve-se prestar bastante atenção ao layout do ecrã, rentabilidade e legibilidade, tarefa grandemente facilitada pelas novas ferramentas de desenho de paginas HTML.

Tornar o texto fácil de ler é uma tarefa complexa. Os utilizadores estão treinados para decifrar texto mas a sua tarefa pode ser simplificada ou complicada dependendo das técnicas empregues no layout do texto. De acordo com a apresentação do texto o utilizador aplica determinada técnicas de leitura (ex. esquerda - direita) ou análise (procura de palavras chave) no texto. De acordo com o tipo de texto, informativo ou narrativo existem técnicas especificas:

O uso de cor para salientar partes do texto deve ser feito com determinados cuidados tendo em atenção que:

Texto é um poderoso meio de comunicação, permite melhor controlo ao utilizador porque é possível configurar o espaço de leitura, reler as vezes que considerarem necessárias, entre outras facilidades.

O uso de computadores alterou a forma como o texto é organizado afectando os hábitos de leitura, é necessário desenvolver novas técnicas de leitura para as actuais formas de organização.

A procura em documentos Web e a confusão que pode causar nos leitores é fascinante. Os leitores perdem rapidamente o fio condutor da sua pesquisa quando procuram link apôs link.

A internet é 'perigosa', a menos que o site esteja muito bem organizado, os utilizadores perdem-se rapidamente.

Conclusão:

A dificuldade para o projectista é decidir a quantidade de guias(ajuda) necessária para explicar e ajudar o utilizador.