A educação através da Internet

 

 
Definição de educação à distância pela internet. 

Porquê usar a internet na educação?  

Desenvolver um curso na internet  

Decisões iniciais ao desenvolver o curso 

Necessidades dos alunos: 

Custos e benefícios: 

Isolamento físico e psicológico do aluno 

Novos problemas da educação à distância 

As grandes vantagens do uso da internet no ensino



 

Definição de educação à distância pela internet:

A educação à distância pode-se definir como sendo o ensino quando o professor e o aluno estão fisicamente separados, sendo o meio de aprendizagem e comunicação entre eles a internet.


 

Porquê usar a internet na educação?

Nos últimos anos os educadores sentiram o rápido desenvolvimento das redes de computadores, o dramático aumento do poder dos computadores pessoais e os grandes avanços tecnológicos na possibilidade de armazenamento de informação. Foram estes motivos que tornaram os computadores numa grande potência no ensino à distância, tornando-se numa forma nova e interactiva de ultrapassar o tempo e a distância entre o professor e o aluno.

A internet é a maior e mais poderosa rede de computadores mundial, ela engloba milhões de computadores e milhões de utilizadores. Cada vez mais escolas, empresas, universidades e cidadãos estão ligados à internet o que originou uma nova oportunidade de ensino à distância.

A www tornou a internet num ambiente muito mais amigável. A sua capacidade de integrar gráficos, textos, sons e vídeos faz com que mesmo os menos habituados não tenham dificuldades em usá-la e aprender através dela. Por outro lado a www dá-nos outras oportunidades, como ensinar um muito maior número de pessoas do que seria possível numa sala de aula, chegar a locais onde não seria possível geograficamente obter esse tipo de ensino, envolver no ensino oradores que de outra maneira não poderiam estar presentes ou juntar alunos de diferentes culturas, sociedades, religiões ou com outras experiências anteriores. Por outro lado e principalmente nas grandes cidades, a web tornou-se um valioso utensílio para os pais que por motivos religiosos, políticos, geográficos, ou outros, acreditam que os seus filhos poderão ter uma melhor educação em casa do que na escola, evitando assim tempo perdido no caminho entre a casa e a escola.

A www fez os professores e educadores repensarem sobre qual será a melhor forma de ensinar e aprender, podendo esta libertar alunos e professores das tradicionais salas de aulas e dos tradicionais horários.


 

Desenvolver um curso na internet?

Ao construir cursos para a web, devemos ter em conta o modo como construímos as páginas, tendo em atenção que esta só por si já implica ligações, gráficos, vídeos, sons e outras formas de apresentação. O curso deverá ser bem desenhado e baseado no conhecimento da matéria a leccionar, nos alunos e professores.

Isto faz com que o estudante construa o seu ambiente de aprendizagem guiado pelo professor, participando muito mais no processo de aprendizagem.

Para os educadores a internet tornou-se uma nova oportunidade de ensino à distância, podendo esta ser usada para construir e navegar através da página da aula virtual. Esta página poderá conter desde exercícios, referencias literárias, informações sobre as aulas, informações sobre os alunos, até ligações a outras páginas da www importantes para o ensino das matérias leccionadas. Também através desta página os estudantes poderão trocar informações com o professor e entre alunos através de e-mail, o que torna a comunicação muito mais rápida do que em correio normal. Porém é extremamente necessário que existam outras formas de comunicação entre aluno e professor, porque como a comunicação é feita essencialmente através da internet, se o aluno tiver problemas técnicos poderá assim avisar o professor.

O conhecimento dos recursos que estão disponíveis na www é de vital importância para o professor, de modo a melhorar o desempenho de aprendizagem da matéria . O professor deverá variar os recursos usados nas suas aulas, de modo a utilizar o recurso mais indicado para cada tipo de aula de acordo com as tarefas a desenvolver.

A maior interactividade entre professor e aluno vai originar uma maior interligação entre ensinar e aprender, devendo-se centrar muito mais na matéria a ensinar e no próprio aluno.

Por outro lado, o professor deve informar o aluno que o ensino à distância requer auto- -disciplina, auto-motivação, capacidade de trabalhar individualmente e persistência. Para além disto deverá existir uma muito grande interactividade entre aluno e professor.


 

Decisões iniciais ao desenvolver o curso:

Antes do curso ser implementado temos de ter em conta vários aspectos como o custo, o tamanho do curso e o seu tipo de design. Estes factores dependem em grande parte do número de alunos que o curso terá e da sua localização geográfica.

O número de alunos influenciará principalmente o custo do curso e o grau de interactividade entre professor e alunos, ou seja, se há poucos alunos então supostamente os custos serão menores e a interactividade será muito superior.

A localização geográfica dos alunos, pode fazer com que tenhamos que ter em conta a cultura e o tipo de linguagem dos alunos. Por outro lado a localização poderá também influenciar o grau de ajuda a dar aos alunos, ou seja, se os alunos se situam geograficamente perto uns dos outros é natural que estes se encontrem com facilidade, não havendo tão grande necessidade de os ajudar tecnicamente, como aos alunos isolados.

Um curso à distância deve ter um planeamento do tempo completamente diferente do que um tradicional. Tendo que estar disponível em alturas diferentes e durante períodos diferentes do que normalmente estaria.

A pessoa que vai planear e construir o curso deverá ter em atenção a matéria a ensinar, as características e capacidades dos alunos e os objectivos de aprendizagem propostos, e então tomar a decisão qual a melhor forma de o fazer. Por outro lado o professor deverá dar ajudas e conselhos sobre a construção da página ao construtor, para que este escolha as melhores e mais actualizadas tecnologias a utilizar.


 

Necessidades dos alunos:

Ao construir e planear o seu curso o professor deverá sempre levar em conta as necessidades dos estudantes, devendo tomar algumas medidas para que o ensino tenha resultados muito mais favoráveis, como:


 

Custos e benefícios:

É obvio que a educação à distância pela internet traz custos, tanto de hardware e software (computadores e programas), como do uso da própria rede e das várias infraestruturas de comunicação localizadas no local de ensino e no local de aprendizagem.

Porém tem benefícios como: ser possível aprender as matérias fora dos grandes centros urbanos, os estudantes poderem aprender continuando ao mesmo tempo a trabalhar, podendo ter acesso aos melhores e mais consagrados estabelecimentos de ensino, o que em muitos casos não seria possível de outra forma.


 

Isolamento físico e psicológico do aluno

O aluno ao estar só em frente ao seu computador enquanto aprende, poderá sentir-se isolado, o que poderá perturbar a sua aprendizagem. Esse isolamento terá duas vertentes: o isolamento físico e o isolamento psicológico.

Claro está que os dois tipos de isolamento estão directamente interligados, sendo o isolamento psicológico resultado do físico.

Para resolver o problema do provável isolamento sentido pelo aluno, vamos ter que tomar em conta vários factores que o poderão motivar:

Soluções:

O nosso problema a resolver não será por certo o isolamento físico, porque esse não o queremos nem podemos resolver, mas sim o psicológico.

As tecnologias modernas oferecem-nos algumas interessantes soluções, não sendo apenas suficiente usar o e-mail ou a vídeo conferência, mas também usar outros meios de interacção e comunicação suportados pelas novas tecnologias.


 

Novos problemas da educação à distância

Se por um lado a web veio quebrar algumas barreiras físicas e temporais de acesso à educação, veio criar também novos problemas para os estudantes. Problemas de hardware, software e os habituais problemas de lentidão e quebras nas comunicações, quando fazem o acesso de sua casa. Como tentativa de resolução destes problemas, deverão estar disponíveis on-line o máximo de ajudas possíveis, principalmente na fase inicial do curso que é quando os estudantes encontram a maior parte dos problemas.

Adicionalmente a estes problemas técnicos surgem os problemas relacionados com o custo das comunicações, principalmente em meios isolados em que o acesso não pode ser feito com chamadas locais.


 

As grandes vantagens do uso da internet no ensino



Ligações a outras páginas sobre ensino à distância

http://www.edu.yorku.ca/~rowston/article.html
http://homepage.interaccess.com/~ghoyle/index.html
http://www.cde.psu.edu/ACSDE/DocuCenter.html
http://agora.unige.ch/tecfa/edutech/welcome_frame.html
http://www.baylor.edu/~TxDLA/UsefulLinks.html
http://www.to.utwente.nl/ism/online95/campus/library/online94/intro/intro.htm
http://www.mcli.dist.maricopa.edu/proj/sw/index.html







 

Página criada por: Pedro Miguel Henriques dos Santos Pimentel Ladeira

Cadeira de Sistemas de formação 97/98

Departamento de Engenharia Informática

Universidade de Coimbra

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