Era suposto as portas ficarem como nas imagens anteriores, mas quando comecei a colar as peças, de forma a ficarem devidamente centradas, decidi recorrer às sobras dos cortes que tinha feito, e quando coloquei as sobras, pareceu-me que ficava melhor com elas, daí que isto foi no que deu:
 

   
  E para acabar, umas imagens com as portinholas abertas, dá para notar numa das fotografias, o meu sistema arcaico de power.
 

   
 

Aqui está uma foto do botão de power no escuro, a unica luz que isto tem, ainda que tenha em vista aplicar mais iluminação. O botão consiste numa rodela de madeira com borracha de mangueira transparente em volta, por trás da mangueira estão colocados 2 leds (disco e power). No meio da rodela tem um parafuso com porca, o qual tem uma mola em volta. No fim dessa parafernália toda há um botão de pressão normal. quando se carrega na rodela de madeira, esta vai bater no botão de pressão e ligar o PC, depois com a ajuda da mola volta ao sítio de repouso. Na realidade fica melhor que na foto :)

 
   
  Segue-se o sistema de arrumo de cabos, já que isto é madeira, basicamente posso colocar o que quiser onde quiser, desde que consiga prendê-lo bem. Assim sendo, com a ajuda de 2 alicates de pontas, desfiz alguns clips e dobrei-os de forma a fazer um suporte para cabos.
 

   
  Depois de fixados os cabos à madeira, resulta nisto que me parece bastante arrumado:
 
   
  Segue-se agora o modo como funciona a abertuda das laterais da caixa, que à semelhança das drives, encaixam numa espécie de guia estilo caixa de dominó ou tabuleiro de damas. As tampas encaixam pela parte de cima da caixa, e correm até baixo, onde encaixam noutra ranhura.
 

   
  A pedido de muitos, fica então o modo como fixo as PCI/AGP. O sistema não é grande coisa, mas não me lembrei de mais nada. Com isto as placas ficam bastante seguras e dali não fogem, mas não é muito fácil trocá-las. Junto com o suporte de madeira está uma lata (cortada da lata de bolachas) dobrada com aquela forma esquesita. Explicar aqui o porquê daquela forma é extremamente complicado, mas há por aí fotos anteriores em que se vê mais ou menos. Basicamente aquilo prende as placas por trás do metal de cada uma.
 

   
  E aqui está a grelha que eu fiz para a FAN da caixa, supostamente não ia levar esta grelha metálica por cima, mas quando a coloquei por cima da minha para fazer os furos adequados, reparei que assim inda ficava melhor, logo deixei ficar. Parece-me que esta parte tem um pequenos problema, a circulação do ar através da grelha de madeira, faz muito mais barulho que sem ela! Agora que tive o trabalho de a fazer, vai mesmo ficar assim.
 
   

 

Neste preciso momento ainda faltam alguns pormenores, algumas luzitas por exemplo, umas placas plásticas e borrachas para isolamento e uma asa, para pegar nisto sem muito esforço. Falta-me ainda uma forma de segurar as drives, elas estão seguras ao estilo gaveta, mas ainda se deslocam para trás e para a frente, inda não se me ocorreu nenhuma forma de segurá-las.

O resultado final e sem componentes no seu interior pesa cerca de 6.6Kg o que não é muito. Haverá razões para comprar caixas :) O preço final foi de 22.4 euros, Duvido que haja alguma mais barata no mercado. Ainda por cima as latas de verniz ficaram praticamente novas... Dão para mais umas 30 caixas como esta... lol.

Não, isto não aquece mais, a realidade é que a temperatura do processador em idle diminuiu em 15 graus aproximadamente mantendo tudo como estava. Esta diferença talvez se deva ao espaço extra que dispõe o ar para circular. Além disso tanto a parte de cima da caixa, como a de baixo têm apenas uma rede, que permite a circulação do ar, ainda que me pareça boa ideia instalar aqui mais umas ventoinhas (mas o ruido já é excessivo).

Qualquer um pode construir uma destas, considerando que esta foi a minha primeira construção em madeira...

Resta-me agradecer ao meu pai pelos conhecimentos/prática e pela ajuda no trabalho, à minha mãe pelos novelos do croché e por algumas noções estéticas, ao carpinteiro local e seus ajudantes pelo tempo disponibilizado e matéria prima.

 

<- anterior