O caixote do SuperMegaMau
supermegamau@gmail.pt

. .

 

  Custos da construção:  
  - lata Bondex azul 7.5 euros
  - lata Verniz carvalho 7.5 euros
  - 2 pincéis 3.5 euros
  - 2 leds 0.1 euros
  - 2 interruptores de pressão 0.3 euros
  - rede tunning 1.0 euros
  - parafusos 2.5 euros
  - madeira vido (oferecida pelo carpinteiro local) 0.0 euros
  - contraplacado (oferecida pelo carpinteiro local e pelo armazem de madeiras) 0.0 euros
  - cola (já havia em casa) 0.0 euros
  - fios eléctricos (destruição de um cabo IDE) 0.0 euros
  - 1cm mangueira transparente (roubada à mangueira de rega da avó) 0.0 euros
  - fio colorido (assalto à cesta do croché da mãe) 0.0 euros
  TOTAL : 22.4 euros

 

  Ferramenta necessária  
  - formão 0.5 cm  
  - formão 2.0 cm  
  - serra metal  
  - serrote madeira  
  - martelo  
  - naifa bastante afiada  
  - lixa papel fina  
  - berbequim/aparafusador (emprestado pelo carpinteiro local)  
  - tesoura da poda  
  - alicates  
  - pistola de cola  

 

  Fotos
  Protótipo da caixa, feito no Radiant (editor de mapas do Quake e Medal of Honor), Usei as texturas reais que fotografei da madeira que nesta altura já tinha. Por estas imagens dá para notar que a minha ideia inicial era fazer umas laterais em acrílico, mas 50 euros o metro quadrado, não me agradou como preço.
 
   
  Aqui está a ferramenta usada para fazer umas ranhuras em dois dos paus, de forma a segurar os CDROMs e os discos, permitindo ainda retira-los facilmente. Depois de esburacar tudo precisei lixar, para ficar apresentável. Depois de concluida terá capacidade para 5 CDROMs e 5 discos.
 
   
  Não há acrílico, é preciso desenhar qualquer coisa para as laterais, para que isto não pareça uma caixa de sapatos. Estes desenhos são relativamente simples de fazer com uma navalha que corte bem, ainda que o contraplacado seja de 4mm.
 
   
  Depois de cortados e devidamente lixados, hora de construir a estrutura da caixa, 2 parafusos em cada ligação, o que dá 4 parafusos por esquina, num espaço bastante reduzido. A maioria das madeiras não permitiam tal feito. Não me esqueci como é óbvio da cola de madeira, quanto mais seguro isto ficar melhor, não vá o meu gato subir para cima da caixa, e gordo como é desfazer isto tudo!
u

   
  Estrutura montada... agora tratar da parte traseira, fazer os buracos necessários para PCIs/AGP, ligações de periféricos, fonte de alimentação e ventoinha. À minha mãe não lhe agradou nada, o facto de eu andar a montar isto em cima do tapete (pele de vaca, que foi transformada em bifes)
 

   
  Depois de finalizar os buracos e os suportes para a board e para CDROMs e discos, começou a pintura, fita cola aqui e ali e toca a pintar, 1h para dar uma volta de verniz nisto com um dos meus fantásticos e recém comprados pincéis.
 
   
  Enquanto isto seca, começa também a pintura dos desenhos que vou colocar nos laterais da caixa, laterais esses feitos em contraplacado de 4mm. Nestes desenhos usei Bondex azul, que só se torna azul depois de 8 ou mais demãos. No máximo podem dar-se 3 demãos por dia, o que dá aproximadamente 3 dias para que isto fique da cor que devia.
 
   
  As tampas laterais depois de colados os desenhos devidamente pintados.
 
   
  A caixa terá como frente, duas portas, uma para acesso aos CDROMs e disquetes, e outra para aceder aos discos. Na seguinte foto está apenas a porta de baixo, tem no meio um buraco para instalar o botão de power.
 
   
  Seguem-se agora as fotos de como segurei as drives à caixa, aparece uma fotografia de uma drive de disquetes, o sistema é o mesmo para os discos e drives ópticas. Apliquei umas ripas de madeira de cerca de meio centímetro, ou pouco mais, estas ripas vão depois encaixar nas guias que inicialmente cortei na estrutura, ao estilo gaveta de armário. Cometi o erro de montar isto sem pintar antes, o que resultou em muito mais trabalho depois em isolar as partes de cor diferente (as azuis).
 

   
  Às 3h da manhã acabo a versão beta da caixa, no dia seguinte começa a Minho Campus Party 2004 e tenho que levar a obra, para mostrar e para participar no concurso de melhor máquina. Segue-se uma foto tirada no recinto da MCP. A parte frontal foi feita um bocado à pressa, daí que não tenha ficado grande coisa. A porta de cima está claramente verde, já que só levou uma volta de Bondex. Nesta altura, coloquei uma rede na parte de cima da caixa, de perto parece uma gaiola para coelhos :) Não há fundo, ou seja, qualquer peça que caia lá dentro, vai direita à mesa, ou mesmo ao chão.
 
   
  Já de volta, começo a transformar a minha fonte de alimentação, todos os cabos passam a estar enrolados em fio de croché.
 

   
  A minha board trazia um cabo IDE redondo, mas preciso de mais um para os CDROMs, logo, fiz uma pequena operação a um cabo IDE normal
 
   
  Depois de umas horas à procura de uma rede que não pareça dos coelhos, descubro uma loja de tunning, não de PCs mas sim de carros, é verdade... fui a uma loja dessas comprar a rede que vai substituir a dos coelhos. Segue então a montagem da grelha superior e inferior.
 

   
  Começo então a fazer novos desenhos para a parte frontal. Mais uma vez a naifa extra afiada entra em acção.
 

   
  Comecei também a alterar uma roda dentada das laterais da caixa
 

   
  Durante uma semana usei um nick de msn emq ue perguntava por ideias para um logótipo, para que a parte frontal não ficasse muito monótona. Não houve ideias plausíveis... Sabe-se lá porquê, surgiu-me a ideia de desenhar em relevo uma espiga de milho. Desenhei uma bastante simples, perguntei a alguns familiares o que aquilo era, e todos acertaram... logo, podia ser mesmo esse o logótipo, ainda que não tenha nada a ver com nada :)!
 

   
  Cortei aínda uma pequena roda dentada para ficar em volta do botão do power, como mostra a figura
 
   

 

seguinte ->