Vila do distrito de Coimbra, Soure é sede de concelho e de comarca. Dista de Coimbra 27 Km para sudoeste. Situa-se a 10 m de altitude, numa baixa fértil onde confluem os rios de Anços, Arão e Arunca, subafluentes da margem esquerda do Mondego.
Existem na zona vários vestígios arqueológicos que atestam a ocupação na época luso-romana. O que resta do castelo é testemunho mudo de antigas glórias e misérias, de renhidos combates com os sarracenos, que algumas vezes o arrasaram.
Soure recebeu foral em 1111, por se encontrar despovoada e destruída, e foi alvo da atenção de D.Teresa, que a reconstruiu e mandou repovoar. Doada aos Templários por D.Afonso Henriques, pertenceu desde 1319 à Ordem de Cristo e teve foral de D.Manuel I em 1513.
Com tradição na criação de equídeos que remonta aos alvores da Nacionalidade, são a pecuária, a agricultura e o comércio os principais esteios da economia local. Solo de notável fertilidade, produz vinho, azeite, feijão, milho, batata e arroz.
Entre outras actividades, existem em Soure a exploração de minas de gesso e de pedreiras.
Igreja Matriz (1490), Capela de S.Mateus, Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso (paisagem), castelo, Paços do Concelho (estilo neo-manuelino), Paúl da Madriz, quintas solarengas nos arredores.
Capela de S. Mateus
Câmara Municipal de Soure
(Paços do Concelho)
Palácio da Justiça
Câmara Municipal e vista geral
Vila Nova de Anços (6 Km a norte de Soure), que foi sede de concelho extinto em 1836, conserva: o pelouro manuelino, o Paço dos Duques de Cadaval, o cruzeiro com forma de templete (século XVII), a Igreja Matriz em ruínas (século XV), a Igreja da Misericórdia e em especial a imagem gótico-manuelina de Nossa Senhora de Finisterra, e a capela românica na Quinta do Visconde de São Tomé.
Festa e Feira anual de S.Mateus (Setembro).
Festival anual de Gastronomia, com mostra das especialidades de cada freguesia (Julho).
Pão-de-Ló de Soure e biscoitos de azeite, queijo caseiro do Rabaçal (fabricado na freguesia serrana das Degracias, que dista de Soure 12 Km para sueste).
Campeonato Nacional de Motocross, na Quinta de Santa Cruz (Outubro)
24 Horas de Todo-o-Terreno na Quinta de Santa Cruz (prova realizada pela 1ª vez em Portugal, em Novembro de 1996)
Passeio Todo-o-Terreno no concelho de Soure
Texto: Nuno Ricardo Simões Ferreira
|
Fotos: Carlos Eduardo Simões Ferreira
|