Temas Glossário  


Computador > Informação > Sistema Binário


Sistema Binário

Para que todos os circuitos e dispositivos do computador consigam partilhar informação é preciso que respeitem um modelo de representação comum. Como, a nível físico, só existem dois estados possíveis - ausência ou presença de corrente eléctrica -, o sistema tem de ser de base dois (pelo que se chama binário), pelo que atribui a cada um desses estados um dígito (ou bit) distinto - 0 para a ausência e 1 para a presença de corrente. A analogia lógica é quase imediata, pois os mesmos valores podem, também, ser usados para representar o falso e o verdadeiro.

O senso comum e a lógica matemática confirmam que o bit é o mais pequeno bloco de informação compreensível e distinguível, e que pode servir para a construção de blocos de informação mais complexos, mais compreensíveis e distinguíveis. Em grupos de oito, os bits formam a unidade mais importante na representação de informação - o byte - através da qual é, por exemplo, representada a capacidade de armazenamento e memória.

Quando a quantidade de informação é, ainda, maior, é normal o uso de aproximações. Para isso, foram criados vários sufixos que representam vários tipos de arredondamentos - kilo, mega, giga, tera, etc.

Valor Associado
Arredondamento
8 bits
1 byte
1024 bytes
1 kilobyte
1024 kilobytes
1 megabyte
1024 megabytes
1 gigabyte
1024 gigabytes
1 terabyte

 


eMail | Teste os seus conhecimentos | Ajuda

© Departamento de Engenharia Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra



 
 


Sistema Binário, Sistema Hexadecimal
 
Processador, Memória, Dispositivos E/S, Programas
 
Unidade de Sistema, Monitor, Teclado, Rato

Motherboard, Processador, Memória, Arquitectura do Bus, Slots de Expansão, Dispositivos de Armazenamento

Impressora, Scanner, Câmaras Digitais, Colunas de Som

Software de Sistema, Software de Aplicação