What makes a great manager
Paulo Chitas e José Paulo Henriques
(Baseado no artigo "What makes a great manager" de Prof. Gerard M Blair )
 

Antes de mais, uma premissa muito importante para se ser um bom gestor é ter bom senso, o que muitas das vezes não é muito comum.

Quando começamos como gestores, quase sempre as coisas correm mal, não porque somos estúpidos, mas sim pelo simples facto de nós nunca termos pensado nos diversos aspectos, ou melhor nos diversos ramos ou divisões da gestão. Gerir é parar e fazer para nós mesmos as perguntas adequadas para as quais o nosso bom senso arranje as respostas certas.

 

Super gestor

 

No inicio das nossas responsabilidades como gestores, em alguns casos, fazemos aquilo que é suposto, e chegando mesmo a ocupar maior parte do tempo naquilo em que somos bons, o que também já depende do bom senso de cada gestor, enquanto que noutros casos podemos logo ganhar auto confiança e tornarmo-nos num super-gestor, caso em que já vamos ter mais controle sobre o nosso próprio trabalho, fazer algumas mudanças na maneira de trabalhar do pessoal, e até mesmo criar o nosso próprio ambiente de trabalho.

Muitas das vezes não concordamos com as formas de trabalho das empresas, e queremos revolucionar os processos, mas a ideia começar a revolucionar isolado pode ser assustadora, a solução passa por começar por pequenos grupos, como por exemplo a equipa com quem trabalhamos, e só depois alargar a "revolução" a todo o sistema.

 

As três faces de um gestor

 

Um bom gestor tem que ter três aspectos muito importantes para com a sua equipa, te que ser Visionário, Fornecedor e Protector , tudo isso segundo uma abordagem formal, porque vamos ver mais adiante uma abordagem menos formal.

 

Visionário

 

Visionário no sentido de ver a longo prazo, porque quanto mais alto se soube na hierarquia da Gestão para mais longe temos que olhar, tem ainda que garantir que nos projectos em curso e futuros, não se comentam os mesmos erros do passado.

 

Fornecedor

 

Fornecedor no sentido de disponibilizar a equipa informação à que só ele tem acesso e que pode ser muito útil para o trabalho da equipa.

Protector

 

Protector no sentido de não permitir que sentimentos negativos tais como o gozo afectem o grupo, proteger os elementos do grupo de acções menos correctas de outros gestores, ver a capacidade de execução de certas tarefas, saber levar as ideias do grupo para fora dele, e transmitir ao grupo o impacto das mesmas no exterior do grupo.

 

Abordagem menos formal

 

Segundo uma abordagem menos formal, um gestor deve ter Visão, Valores e Energia. Visão que não é mais do que prever o futuro e comunicar a equipa, Valores traduz a mensagem de que a equipa necessita de um código de práticas uniforme que suporte e aumente a cooperação, Energia em que o entusiasmo positivo é o melhor caminho para tornar o trabalho excitante e divertido. Um Gestor deverá ter a ousadia de fazer o que decide e faze-lo com brio e dedicação

 

Visão

Destes aspectos, um dos mais falados pelos Gestores de sucesso é a Visão, que é também dentro de todos eles aquele sobre o qual mais se tem escrito, contudo algumas escritas divergem, mas para os gestores a Visão deverá traduzir uma viva ideia do que deverá ser o futuro, deverá ser suficientemente excitante para pôr a equipa toda a trabalhar para o mesmo objectivo. Para isso é preciso saber para onde a equipa esta direccionada, e comunicar a Visão ao Grupo. Uma Visão para ser útil tem que se tornar um guia de princípios das decisões e acções do grupo.

 

Missão

 

Como foi dito atrás a Visão deve ser comunicada a equipa, mas se for comunicada a equipa como uma simples visão torna-se algo abstracto, ela deve ser comunicada a equipa como um objectivo concreto, isso é uma missão. Uma missão tem duas componentes bastante importantes, ela deve ser longínqua, e tem que ser possível dizer quando ela foi conseguida.

O alcance da nossa Visão depende do nível a que já subimos na hierarquia de Gestão, por exemplo os cabecilhas das multinacionais têm que ter uma visão do futuro mais longa do que o chefe de projecto de recrutamento, enquanto que o primeiro esta preocupado com as estratégias da empresa para os próximos 25anos, o segundo estará interessado em atrair os recém licenciados para empresa, isso é um projecto para os próximos 2-3 anos.

 

Previsão

 

Outro aspecto importante que deve nortear um bom Gestor é a Previsão. Previsão é ter um conhecimento antecipado do futuro. Particularmente como Protector, o Gestor deve ter um conhecimento antecipado dos aspectos externos que podem ter algum impacto sobre o grupo, e a solução para isso é a informação.

 

Recolha de Informação

 

A informação é absolutamente vital, estudos de decisão feitos em empresas revelam que as rápidas e decisivas decisões não se devem a capacidade de liderança, mas sim da existência de um sistema de informação que cobre todos os dados relevantes. O Gestor informado pode rapidamente tomar uma decisão. A recolha de informação é muito importante, mas não podemos fazer disso uma obsessão, porque senão desviamo-nos do nosso trabalho. Na recolha de informação, é muito útil falar com pessoas de outros departamentos, e nunca devemos esquecer as secretárias que são normalmente as primeiras a saber de tudo. Algumas pessoas gostam ou desgostam deste tipo de trabalho, porque faz parecer polícia ou detective. Outra maneira de gerar informação é fazer o jogo do "e se?", isso é , perguntar "o que pode correr mal?". Isto permite arranjarmos um conjunto de alternativas, a que chamamos plano de contingência.

 

Flexibilidade

 

Flexibilidade neste domínio é a capacidade de evitar responder sempre com as mesmas respostas às perguntas do quotidiano. Isto é um dos maiores desafios da gestão.

Mais uma vez o bom senso, desta vez aliado à experiência pessoal, são a melhor maneira de conseguir ser não repetitivo.

Cada caso é um caso

Cada situação e cada pessoa são únicas e portanto não é possível responder sempre igual. Como gestores têm que avaliar a situação e criar a resposta mais adequada.

 

Adaptação continua

Se não se adaptar continuamente às mudanças, as soluções que antes eram aplicáveis, já não são apropriadas.

Quem não é suficientemente flexível, pode vir a ser visto como um "bobo".

 

Mudança do centro de interesse

Sem sair da actividade principal da equipa, como gestores podem ir estimulando-a com algumas mudanças nas suas actividades. Para isso é preciso criar:

Mas, cuidado!

Demasiadas mudanças de focagem podem causar distracção/desvio do trabalho actual da equipa. Por outro lado estas mudanças mantém e equipa entusiasmada e actualizada.

 

Vantagens da mudança do centro de actividade:

 

Tal como noutras áreas, na gestão há um som de fundo que assim que se começa a ouvir, começa-se a cantarolá-lo (no banho, ao volante do automóvel, no trabalho, etc.). Esse som diz:

Planear - Controlar - Replanear

 

Planear

Antes de se inicial uma actividade deve-se parar para pensar:

 

Controlar

Quando se tem um plano deve-se pensar em meios de garantir que o plano está a decorrer como previsto.

Controlar o progresso é um dos meios. Quer seja através da imposição de prazos para tarefas curtas ou para datas de entrega do produto ao cliente.

Façam como quiserem, mas escolham sempre algo que vos permita visualizar o progresso e que estabeleça o procedimento para garantir que o plano se realize.

 

Replanear

Antes de começar a executar o plano, falta ainda uma "pequena" coisa - estabelecer uma data em que se pára para repensar no plano à luz da informação recolhida pelo controlo efectuado.

Mas porquê replanear? Isto significa que o plano não foi bem feito?

Num mundo ideal, os gestores seriam todos muito perspicazes, a informação estaria sempre facilmente acessível, seria sempre objectiva e as mudanças que ocorreriam durante a execução do plano nunca seriam demasiado grandes e bruscas para provocar alterações no projecto.

Mas .... felizmente ou infelizmente, não vivemos num mundo ideal. Os gestores são humanos mortais, a informação não está assim tão bem disponível e correcta, vem muitas vezes aos molhos ainda por extrair o que dela interessa e ... para lém disto tudo - o inesperado acontece sempre quando menos convém.

Quando se faz um plano nunca é num dia de sol e de céu limpo, é sempre no meio dum nevoeiro serrado, onde é muito dificil ver as coisas com nitidez e certeza.

Ou seja, planear, não é mais que fazer a melhor aposta possível para a situação actual.

 

Replanear é afinal rever o projecto em conjunto com os dados que se obteve no controlo e tentar corrigir a rota no sentido que está a emergir.

Replanear não é apenas uma afinação. É avaliar o que já foi feito, juntar os dados recolhidos e recriar o plano para a próxima fase.

E ... Preparem-se para mudanças radicais!

 

Liderança

 

Para um gestor ser líder não tem que ser um Hitler nem um Estaline. Não precisa de ser severo, rígido e cruel. O rumo, dum bom gestor, à liderança, tem que ser outro.

Sendo severo poder-se-á até conseguir manter a disciplina na equipa, mas perde as ideias e a experiência que os seus colaboradores lhe podem dar, tornado-se no elemento da equipa que toma as decisões.

Muitas pessoas pensam que ser um bom gestor é falar alto, vestir bem, ser o centro das atenções nas festas, ser bom jogador de golfe ou de ténis. ERRADO! Muitas das vezes os bons gestores as pessoas caladas e tímidas que gerem as suas equipas com elevado sucesso. Não há razões para recear se for uma pessoa tímida, o que tem que fazer é falar bem com as pessoas que mais lhe interessam - a sua equipa. Se fizer isto, eles vão dar-lhe atenção.

 

Os bons gestores são aqueles que têm o constante desafio de sentirem prazer naquilo que fazem e que encaminham as suas equipa no sentido da sua própria visão. São também aqueles que sabem ver quando há problemas de modo a poder contorná-los; são quem aproveita as oportunidades e acima de tudo são que define o seu próprio futuro. Ou seja, são quem pára para pensar onde estão e para onde querem ir.

 

Ou seja…

 

Um Bom Gestor precisa de:

 

  Mas … acima de tudo …

 

Querer ser um BOM GESTOR !!

 

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