Mini Caso de estudo
O
que está em jogo na Maconde nos próximos anos é saber
até que ponto é que a cooperação com um dos
mais prestigiados fornecedores de tecidos do mundo, a Marzotto, se poderá
tornar numa inovação estratégica a nível do
posicionamento daquela empresa no mercado da moda masculina portuguesa
e, no futuro, no próprio mercado internacional.
A
colaboração com o grupo italiano estreitou-se com o lançamento
de uma nova colecção para homem para o mercado nacional,
denominada “Alto”, que visa, a preços verdadeiramente competitivos,
servir uma solução topo de gama e mudar a imagem da Maconde
em Portugal.
O
objectivo é implantar uma marca de alta qualidade no “vestir português”
e com um conceito “total” que vai incluir todo o tipo de roupa e peças
essenciais para o bem vestir do homem.
No
futuro, o desafio será a difusão internacional de uma marca
própria “made in Portugal”, em parceria com grandes cadeias
de retalho internacionais numa lógica de “loja dentro da loja”,
estando já em curso uma maior atenção ao profissional
jovem e a introdução de elementos de “merchandising”
alusivos.
O
facto de pessoas jovens assumirem papeis muito importantes na empresa permitiu
a conjunção entre a sensibilidade do marketing e do uso das
novas tecnologias, com a tradição familiar dos trapos. Esta
conjunção é considerada o interface ideal entre a
parte comercial e o mundo dos criativos de moda e dos tecidos, sendo fundamental
para uma jovem e empreendedora gestão.
Ao
entusiasmo da onda jovem juntou-se a facilitação que as chamadas
novas tecnologias estão a fazer às fábricas e aos
negócios de produções de bens tangíveis, como
é a roupa. Os jovens empreendedores têm vindo a apoiar esta
mudança estratégica através de um projecto comunitário
denominado AITEAR, inserido no programa Esprit.
A
introdução do uso do correio electrónico e da videoconferência
nas relações com os parceiros do projecto AITEAR foi uma
revolução que foi aceite com entusiasmo pelos jovens dirigentes
da Maconde.
O
uso de catálogos electrónicos de tecidos, a aprendizagem
dos métodos de trabalho cooperativo e o desenvolvimento futuro do
EDI numa plataforma Internet acelerá o relacionamento entre várias
partes da cadeia de valor da confecção. A reposição
rápida é uma variante do “just in time” e está
na mesma onda da “resposta rápida”, hoje considerada a arma competitiva
em diversos sectores industriais que vivem de satisfazer o cliente final
com rapidez e qualidade total.