Trabalho
Página Principal



Gestão
Aprendizagem
Gestão do Conhecimento




G estão Topo

(...)the spirit of ubuntu, a frame of mind prevalent among native people in Africa below the Sahara. The word ubuntu stems from the folk saying Umuntu ngumuntu nagabantu, which, from Zulu, literally translates as:
"A person is a person because of other people".

The Fifth Discipline Fieldbook
Peter Senge et al., XXXX


Alguns trabalhos meus:

Trabalho Teletrabalho
1997 - Inglês
O mundo está a mudar! Modificámos o mundo e tentamos adaptar-nos a todas as mudanças. Uma dessas mudanças é o facto de que 'perto' é onde existe uma ligação telefónica. É dvido a este novo princípio que as portas se abrem para a possibilidade das pessoas trabalharem longe dos seus normais postos de trabalho. Este trabalho é exactamente sobre isto - a nova realidade do teletrabalho.

Trabalho Paperless Office
1997 - Português
Devido à tecnologia, já é possível digitalizar documentos impressos (ou mesmo manuscritos), importá-los para editores de texto e trabalhá-los lá. Também é possível, para algumas pessoas, trabalhar simultaneamente no mesmo documento, editando-o e discutindo-o a partir das suas estações de trabalho em distantes pontos do globo. Tudo esto dá crédito a quem acredita no paperless office como o futuro cenário das organizações em todo o mundo.
Este texto pretende responder a algumas questões tais como quais seriam as diferenças que este sistema introduziria nas nossas vidas e ainda aponta as suas vantages e desvantagens.

Trabalho Empowerment
1997 - Português
Esta apresentação pretende apresentar as ideias básicas por detrás deste conceito e aponta alguns dos erros muitas vezes cometidos e que devem ser evitados por forma a promover o verdadeiro empowerment.
Este trabalho foi realizado por mim e pelo João Paulo Assunção.


Links:

Link Forum Gestão (site português)
Link Forum dos Sistemas de Informação (site português)
Link Encontro de Gestão e Tecnologias de Informação



A prendizagem Topo

My work Novas Tecnologias: a resposta adequada para a pessoa deficiente
1996 - Português
Usar as novas tecnologias no processo de aprendizagem de pessoas com necessidades especiais foi o tema de um trabalho que realizei em 1996. Deu-me especial prazer escrevê-lo na medida em que tive a possibilidade de conversar com pessoas que trabalham directamente com deficientes auditivos e visuais.

My work SincPro - Sincronização de Processos
1997 - Português
A tecnologia, nomeadamente a Internet, tornou possivel a aprendizagem à distância. Além disso, acredito que, para a aprendizagem auto-didacta, é essencial que haja materials educativo.
SincPro é uma espécie de tutorial desenhado especificamente para a Web e que apresenta alguns concitos básicos de Sincronização de Processos.
Este trabalho foi feito por mim e pelo Elson Mourão.

Trabalho Em Busca da Televisão Interactiva
1997 - Português
Em cada movimento seu, o Homem encontra um novo sonho para sonhar, um novo objectivo a atingir. Este trabalho pretende falar de um desses sonhos e dos caminhos percorridos... em busca da televisão interactiva.

Trabalho Universidades versus Organizações Aprendentes
1998 - Português
Quando se pensa em aprender, normalmente pensa-se num processo de ensinar-aprender e, pela mesma lógica, acabamos por pensar em escolas e universidades. Contudo, há imensos aspectos nas universidades tradicionais que se opõem ao que agora se aceita como os melhores ambientes e contextos de aprendizagem. Esta tabela foi produzida com base nessas diferenças.

Trabalho INDI - Intranets Didácticas
1999 - Português
O trabalho INDI resulta de alguns meses de estudo e reflexão. Ele liga o processo de aprendizagem às novas linhas da gestão, nomeadamente gestão de conhecimento e organizações aprendentes. Além disso, ele encara o processo de aprendizagem como algo que deve ser valorizado como actividade contínua e onde o maior beneficiado é o próprio aprendente. Este trabalho também apresenta algumas ideias sobre o uso da Unified Modeling Language (UML) como uma representação aceite de uma Intranet Educativa. A razão pela qual o projecto INDI se baseia principalmente em Intranets deve-se ao facto de que não entendo um processo de aprendizagem fora de um contexto e, consequentemente, de uma communidade.

Trabalho Modelando um ambiente educacional baseado na Web
1998 - Inglês
Este artigo visa frisar a importância do contexto - uma componente nuclear dos ambiente educacionais baseados na Web e muitas vezes esquecido -, relacionando-o com outros conceitos fundamentais propostos por Vygotsky, Argyris and Senge.
Para isto, apresentam-se algumas actividades de aprendizagem que podem ser exploradas em ambientes baseados na Web, relancionam-se estas com as principais filosofias de aprendizagem e com as competências cognitivas e afectivas associadas. Propomos, ainda, um modelo de representação de intranets educativas que usa a notação UML e considera contexto e conteúdo em paralelo.
Este artigo, aceite na Euroconference'98, foi escrito por mim e pelo Prof. António Dias Figueiredo.

Trabalho Comunidades Aprendentes em ambientes baseados na Web: Intranets Educativas
1999 - Inglês
O propósito deste artigo é reflectir sobre as vantagens que a Internet reune e, acima de tudo, sobre os benefícias que as comunidades aprendentes oferecem. Também propõe mais algumas achegas às comunidades aprendentes. Finalmente, da aliança que existe entre as últimas e os ambientes baseados na Web, resulta um conceito claro de Intranets Educativas, que este artigo também pretende aprofundar.
Este artigo foi aceite na Euroconference'99.


Links:

Link Organizações Aprendentes (site português)



G estão de Conhecimento Topo

My work Gestão de Conhecimento em português (site)
1999 - Português
Este representa o primeiro site português dedicado, inteiramente, à Gestão de Conhecimento (Knowledge Management). Nele podem-se encontrar artigos, resumos de artigos, links, citações, autores, e mais. A ideia é mantê-lo um site dinâmico onde sejam dadas as últimas novidades e o conteúdo vá aumentando. Este trabalho resulta de um grande esforço meu e do Pedro Coelho.




English E-mail Mapa do site Topo Página Principal