Arquitectura de Telemóveis

 

 

 

Introdução

 

            Muito embora, já estejamos completamente familiarizados com os telemóveis, a sua arquitectura contínua a ser extremamente fechada, principalmente devido a existir uma grande concorrência entre marcas.

            Neste trabalho, tentamos descrever a arquitectura dos telemóveis, baseando-nos principalmente na arquitectura do Nokia 3310, uma vez que a informação sobre telemóveis de geração mais recente é praticamente inexistente.

            Basicamente, descrevemos os circuitos existentes no telemóvel, mas não a arquitectura desses mesmos circuitos uma vez que a sua informação é nula.

 

 

 

Descrição de componentes

 

 

(10) D300 - Texas Instruments MAD2WD1: Microcontrolador e DSP, baseado no ARM7T\DMI

- 32/16-bit RISC architecture (ARM v4T);

- 32-bit ARM instruction set;

- 16-bit Thumb instruction set for increased code density ;

- Unified bus interface, 32-bit data bus carries both instructions and data;

 - Three-stage pipeline;

 - 32-bit ALU and high-performance multiplier;

 - Very small die size and low power consumption;

 - Fully static operation;

  - Coprocessor interface;

   - 88 – 133 Mhz;

           

(16) N400 – NMP70433: TM23A controlador de interface do teclado, lcd, motor vibratório e buzzer.

 

(20) N100 - COBBA: Audio Codec (D/A and A/D convertor , to PCM 8kHz) and I/Q codec, circuito integrado áudio; modulador/demodulador;  áudio interno/áudio externo (mãos livres)

 

(11) N200 – Battery Charging IC. Circuito integrado controlador e carregador de Bateria. Circuito de carga de bateria encarregado de controlar a voltagem, regulada pelo CCONT e pelo MAD2WD1.

 

(9) N201 CCONT  I.C. Circuito integrado de alimentação, Watchdog, controlador de SIM e comutador de alimentações do telemóvel. Este circuito está encarregado de controlar todas as alimentações dos dispositivos e ligações do telemóvel. O Watchdog é um temporizador de 32 seg. encarregado de comprovar o correcto funcionamento de todos os dispositivos ao ligar o telemóvel e controlar consumos (de energia) quando o telemóvel está no modo sleep.

 

(7) N500 – Hagar_4 NMP70731: Processador de frequência de sinal. Circuito integrado controlador da rádio frequência RX/TX GSM e DCS, divisor de frequência programável. É o circuito que controla a transmissão e a recepção em radiofrequência  das comunicações RX/TX, frequência intermédia , divisor por Z da frequência de 26MHz (VCO) para gerar um sinal de relógio para o microprocessador MAD2WD1.

 

            (5) N502 - Hitachi PF08109BN dual frequency

 

(18) D301 – Intel FLASH F160B3TA, 1Mx16  Memoria flash permanente, parametros rom, telefone , idiomas, teclado, display, tudo o que compõe o telemóvel.

 

(17) D302 - Samsung K6F1016U4 64kx16 SRAM

 

(1) Z500 - Panasonic GP6 Dual SAW filter Fc1 =  942.5MHz, bandwidth 35MHz, Fc2 = 1842.5MHz bandwith 75MHz.

 

 

(2) Z501 - Panasonic GP6 Dual SAW filter Fc1 =  942.5MHz, bandwidth 35MHz, Fc2 = 1842.5MHz bandwith 75MHz.

 

(3) Z502 - Diplexer (RXTX switch)  

 

(6) Z503 - SAW filter Fc = 897.5MHz, +/- 17.5MHz

 

(8) VCO G500 - VCO 3420-3840MHz

 

(21) G502 VCTXO 26MHz Clock Cristal OSC

 

(4) On/Off Switch

 

(12) Contactos para Vibra motor

 

(13) Contactos para conector SIM 

 

(14) Contactos para o microfone

 

(15) Alguns contactos para o conector de baixo, por exemplo a energia 

 

(19) B200 Real Time Crystal, 32.768kHz

 

 

 

Figura 1 – Imagem e legenda de alguns dos componentes do Nokia 3310

 

 

Descrição da arquitectura

 

         A arquitectura deste telemóvel (Nokia 3310) assenta em 4 blocos essenciais: o bloco de controlo, o bloco de radiofrequência, o bloco de áudio e o bloco de alimentação.

O bloco de controlo tem como base um microprocessador da Texas Instruments o D300 que efectua todas as operações de software e gestão do telemóvel tarefas que contam no seu desempenho com as unidades de armazenamento binário D301 ( Memória flash) nas quais são armazenadas as diversas aplicações de controlo e dos circuitos osciladores de relógio e D302 ( Memória SRAM). É também este bloco que controla toda a  interface com o utilizador.

O bloco de radiofrequência tem como tem como estrelas o N500 que se encarrega das principais exigências desta etapa desempenha o papel de controlador de transmissão/recepção, de amplificador de frequência intermédia e de divisor de frequência para além de outras tarefas. O N502 assegura o papel de amplificador de potência nas comunicações de radiofrequência. O chip Z502 encarrega-se da comutação recepção/transmissão.

O bloco de áudio assenta num chip específico para esta função que desempenha a dupla função de conversor digital/áudio (na recepção) e áudio/digital ( na recepção ) e ainda a dupla função de modulador na transmissão e demodulador na recepção. Este bloco apresenta ainda um conjunto de componentes discretos de amplificação de áudio.

Finalmente, o bloco de alimentação desempenha o papel de alimentação propriamente dito bem como o controlo de carga. O controlo de alimentação é desempenhado pelo chip referenciado N201, enquanto que o controlo de carga fica a cargo do N200.

Actualmente, os telemóveis já contemplam nas suas arquitecturas dispositivos tais como:

·        Infravermelhos;

·        Bluetooth;

·        Modem;

·        Câmaras fotográficas;

·        Dispositivos de leitura de cartão de memória;

 

 

Figura 2 – Imagem e descrição de avarias de componentes do Nokia 3310

 

Perguntas

            O que é e como funciona o DualBand?

            O dualband é um sistema que permite que os telemóveis funcionem em duas frequências, em 900 Mhz ou 1800 Mhz. Esta comutação acontece principalmente quando uma das bandas está totalmente cheia, e essa comutação é feita pelos operadores de telemóveis, mas para isso é necessário que esses telemóveis venham equipados para recepção e transmissão em dualband.

 

            Quais as principais diferenças da 2ª geração de telemóveis (Nokia 3310, 6210, Samsung R210), para a 3ª geração de telemóveis (Nokia 7650, 3650, Sharp, Sony/Ericsson T68i)?

            As diferenças nestas duas gerações de telemóveis principalmente, recai principalmente na possibilidade de enviar, receber e obter imagens, clips de filmes, aceder à Internet com uma interface bastante boa. Isto deve-se não só ao desenvolvimento do software para telemóveis, mas principalmente ao desenvolvimento arquitectural dos telemóveis, uma vez que estes telemóveis já têm de ter modem, um circuito gráfico bastante desenvolvido, e uma câmara fotográfica digital incorporada. Com tudo isto os processadores têm de ser mais rápidos, as memórias ter um maior armazenamento. Neste capítulo alguns dos telemóveis já permitem a inserção de memory cards.

 

 

Conclusão

 

Como podemos constatar na nossa pesquisa a arquitectura de um telemóvel embora não seja muito complexa, ainda está muito fechada. Isto devido à concorrência e à grande e repentina evolução que têm existido nos telemóveis.

Embora tenhamos conseguido desvendar um bocado da arquitectura dos telemóveis, ainda muito ficou por dizer tais como a arquitectura dos microcontroladores e de outros componentes, mas essa informação é praticamente nula uma vez que estes circuitos são feitos de propósito por diversas marcas para diversos fabricantes de telemóveis.

 

 

 

Qualquer comentário ou informações adicionais que permitam a evolução desta página, envie um mail para:

 

 

smaltez@student.dei.uc.pt

Sérgio Assena Maltez

 

jmjesus@student.dei.uc.pt

José Miguel Perdigão