AMD 64 bits : Evolução ou Revolução? | |||
|
|
__Os processadores Opteron (ou nomes de código K8, ou "SledgeHammer") desafiam aqueles que há muitos anos afirmam que a arquitectura x86 está morta (ou deveria estar). No seu núcleo, é um processador superescalar de 9 vias (ou seja, permite teoricamente a execução de 9 instruções simultaneamente; advém do facto de possuir 9 unidades de execução), de execução fora-de-ordem (out-of-order), que na realidade não é muito diferente do seu antecessor, o Athlon (K7). __Este processador tem 9 unidades de execução (o mesmo número que o Athlon, e, curiosamente, do concorrente Intel Itanium). Estas unidades estão agrupadas em 3 unidades de inteiros (unidades lógicas e aritméticas, também conhecidas como ALU's), 3 unidades de geração de endereços (AGU's: adress-generation units) e 3 unidades de cálculo de vírgula-flutuante (FPU's: floating point units). Tal como o antecessor Athlon, o Opteron converte cada instrução x86 em uma ou mais operações RISC internas [ROP's] ); após as primeiras etapas do pipeline, o Opteron é no fundo um processador RISC, e não tem qualquer noção do que são instruções x86 ou do estado da máquina. Nota:
a designação x86 aplica-se a processadores Intel e compatíveis
que implementam o conjunto de instruções x86 no seu funcionamento.
Este tipo de processadores, na forma do Intel 8086 e 8088, foram utilizados
no IBM PC, e desde então tornaram-se na base de uma plataforma
de imenso sucesso, que persiste compatível após mais de
20 anos; aliás, é a plataforma de maior sucesso de sempre. __O Opteron é capaz de descodificar até 3 instruções x86 e enviar 9 ROP's (RISC operations) por ciclo de relógio, no melhor cenário (na eventualidade de cada uma das ROP's ser enviada para cada uma das 9 unidades de execução). A maioria das ROP's executa directamente no hardware, mas mesmo após conversão, algumas operações x86 são demasiadas complexas para tal; estas últimas são detectadas e emuladas por rotinas na micro-ROM do processador (tal como no Athlon). Estas técnicas têm sido essenciais para permitir um aumento contínuo das prestações dos processadores x86. __A pipeline do Opteron tem 12 etapas, sendo assim mais longa que a do Itanium. A maioria da diferença no tamanho destas pipelines é devida à necessidade de descodificar as instruções x86 para conversão em ROP's.
Última actualização: 6 de Junho de 2003, 18:00H
|
© 2003 João Pedro Alves Ferreira Luis Filipe Barreto Ribeiro | Introdução Porquê 64 bits? Vantagens Desvantagens Conclusão Bibliografia |