Este trabalho, realizado no âmbito da cadeira de Arquitectura de Computadores 2, incide sobre a linguagem Verilog e um respectivo IDE VeriLogger Pro.
Verilog é uma HDL (Hardware Description Language), linguagem utilizada para modelar circuitos electrónicos. Juntamente com VHDL, Verilog é uma das duas linguagens actualmente mais utilizadas para esse fim. Com a crescente complexidade dos sistemas electrónicos, torna-se cada vez mais difícil trabalhar com diagramas de portas e esquemas de ligações, assim desenvolveu-se este tipo de linguagens que permitem um elevado nível de abstracção ao desenvolvedor. Em Verilog, o designer não precisa de se preocupar com detalhes de implementação e pode desenhar os modelos com base na funcionalidade que deseja. Ao mesmo tempo é possível desenhar modelos com a ajuda dum computador e testar os modelos sem necessidade de protótipos. Existem ainda ferramentas que transformam modelos de Verilog em modelos realizáveis por hardware (portas lógicas, flip-flops, etc...), ou em qualquer outro tipo de modelos. Neste trabalho escolhi Verilog, pois insere-se mais na concepção clássica de uma linguagem de programação imperativa, como C ou Java.
O IDE (Integrated Development Environment) escolhido é o VeriLogger Pro. Este editor foi desenvolvido a partir do, já desaparecido, VeriWell e apresenta diversas funções bastante úteis, como a monitorização automática de linhas e a possibilidade de trabalhar com projectos. Este programa é comercializado pela, synaptiCAD, mas é possível obter uma versão de avaliação através do seu site www.syncad.com. Apesar de ser versão de avaliação, o software serve perfeitamente para um utilizador iniciado. A versão que analisada neste documente é a versão para Windows, que apresenta melhor aspecto visual e possui as características mais úteis do VeriLogger Pro. No entanto, existe ainda uma versão para Linux (consola) disponível na mesma página.
O trabalho está estruturado em três partes:
· Uma pequena descrição da linguagem Verilog: Verilog made VeriSimple
· Uma listagem rápida das funcionalidades básicas do VeriLogger Pro: VeriLogger Pro Handbook
· Um tutorial rápido, sobre como usar ambos: A Kick Start
E finalmente temos as perguntinhas.
Trazido até vós por: |
Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves |
Nº 501011215 |